Topo

Marcel Rizzo

Com rivais fora da Copa precocemente, Neymar flerta com o 'melhor do mundo'

Marcel Rizzo

02/07/2018 16h40

Cristiano Ronaldo, Messi e Salah fora da Copa da Rússia antes das quartas de final. Com exceção dos dois bons primeiros jogos de Ronaldo por Portugal (o primeiro genial), e por um lampejo de Messi contra a Nigéria, os três fizeram um Mundial fraco, foram logo eliminados e abriram caminho para Neymar brilhar.

E não só para Neymar ser o craque da Copa, mas para estar, novamente, entre os finalistas do prêmio de melhor do mundo da Fifa. Como já mostrou o blog, a Fifa esticou o prazo de avaliação do desempenho dos atletas na temporada 2017/2018 para pegar a atuação dos atletas no Mundial da Rússia. E se Neymar protagonizar essa reta final, a chance de aparecer entre os três melhores, de novo, cresce muito.

O desempenho do candidato será analisado de 3 de julho de 2017 até 15 de julho de 2018, coincidindo exatamente com a data da final do Mundial da Rússia. Apenas oito dias depois da decisão em Moscou, em 23 de julho, a Fifa anuncia o nome dos dez pré-finalistas, estes escolhidos por especialistas — improvável que Neymar e o trio já citado não esteja. Mas aí que a Copa do Mundo pode fazer Neymar ser finalista em uma temporada que não brilhou no PSG, muito também porque se machucou gravemente.

Os eleitores são divididos em quatro: jornalistas, capitães e treinadores das seleções e, por último, torcedores via internet. A final do Mundial estará fresquinha na mente de todos, e alguns podem até ter se esquecido do que fez Salah pelo Liverpool, e o dedo, na hora de votar, ser direcionado para Neymar.

O egípcio chegou à Copa machucado. Para piorar, seu time é fraco, e mesmo com gols de um Salah baleado não avançou de fase. Portanto não será anormal que os amigos internautas optem por Neymar como finalista, ao lado dos sempre presentes Messi e Ronaldo.  Mesmo os votos dos capitães e treinadores de seleções das 211 filiadas, em que há times inexpressivos que têm o mesmo peso dos gigantes, pode pender para o brasileiro.

A Fifa quis dar esse peso para a Copa do Mundo, e será interessante para saber como realmente ela será importante na definição dos finalistas. O anúncio dos três nomes que estarão na festa de gala, em 24 de setembro, novamente em Londres, deve ser feito em 10 de agosto.

Sobre o Autor

Marcel Rizzo - Formado em jornalismo em 2000 pela PUC Campinas, passou pelas redações do Lance!, Globoesporte.com, Jornal da Tarde, Portal iG e Folha de S. Paulo, no qual editou a coluna Painel FC. Cobriu Copas do Mundo, Olimpíada e dezenas de outros eventos esportivos.

Sobre o Blog

Notícias dos bastidores do esporte, mas também perfis, entrevistas e personagens com histórias a contar.