Topo

Marcel Rizzo

Fim do feudo: cinco potências ficam pela primeira vez fora da final de Copa

Marcel Rizzo

06/07/2018 20h00

Pela primeira vez na história das Copas, uma final não terá uma dessas cinco seleções: Alemanha, Brasil, Argentina, Itália e Holanda. O Mundial da Rússia, que terá de fato uma decisão inédita, mostra a quebra de uma hegemonia que dura desde 1930, ano da primeira Copa, no Uruguai.

O Brasil esteve em sete finais, e perdeu duas, para a França em 1998, e Uruguai, em 1950 (era um quadrangular final, mas o jogo foi considerado a decisão). A Alemanha apareceu em incríveis oito, e apanhou em metade. A Itália, tetracampeã, esteve em seis e a Argentina, bicampeã, em cinco. A Holanda perdeu as três que disputou, uma para a Alemanha, outra para a Argentina, e a terceira para a Espanha, em 2010, que a coloca nessa lista de seletos finalistas.

Se a França passar pela Bélgica, fará sua terceira decisão. Na primeira, em 1998, atropelou o Brasil em sua casa, 3 a 0. na segunda, oito anos depois na Alemanha, perdeu nos pênaltis para a Itália, naquele famoso jogo da cabeçada do Zidane em Materazzi. Os belgas iriam para uma final inédita.

Do outro lado da chave, que terá neste sábado os jogos de quartas de final, Inglaterra e Suécia, com uma final cada, se enfrentam — os ingleses levaram em 1966, em casa, e os suecos perderam em 1958, para o Brasil, também em casa. Croácia e Rússia, que se encaram na outra partida, estreariam em decisões.

A não presença das cinco potências em uma final pela primeira vez mostra que, de fato, o futebol está perdendo seu feudo. A Itália e a Holanda nem sequer se classificaram para a Copa, e a Alemanha, atual campeã, caiu na primeira fase. A Argentina avançou aos trancos e barrancos e parou nas oitavas, enquanto o Brasil foi superado pela Bélgica nas quartas. Apesar da hegemonia europeia nas semifinais, as novidades mostram que o futebol, cada vez mais globalizado, deve romper barreiras…

Sobre o Autor

Marcel Rizzo - Formado em jornalismo em 2000 pela PUC Campinas, passou pelas redações do Lance!, Globoesporte.com, Jornal da Tarde, Portal iG e Folha de S. Paulo, no qual editou a coluna Painel FC. Cobriu Copas do Mundo, Olimpíada e dezenas de outros eventos esportivos.

Sobre o Blog

Notícias dos bastidores do esporte, mas também perfis, entrevistas e personagens com histórias a contar.