Topo

Marcel Rizzo

Corinthians e Palmeiras podem ter as finais de Libertadores e Sul-Americana

Marcel Rizzo

16/08/2018 04h00

Finais únicas da Libertadores e da Sul-Americana no Brasil? Talvez em 2021, e com um detalhe: podem ocorrer na mesma cidade, em estádios diferentes. São Paulo aparece como opção nesse cenário e ajudaria a consolidar a ideia da Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) de transformar a semana de decisões em uma "festa do futebol sul-americano".

Na terça (14), a confederação anunciou que em 2019 Santiago (Chile) será a sede da final da Libertadores e Lima (Peru) da Sul-Americana. Os dois torneios de clubes da entidade, pela primeira vez, terão as decisões realizadas em partidas únicas, copiando o que ocorre há anos na Europa com a Liga dos Campeões e a Liga Europa. Essa ideia não é consenso nem mesmo dentro da cúpula da entidade, e os torneios de 2019 e 2020 servirão como testes.

A Conmebol vê chance de ganhar muito dinheiro com os confrontos únicos, atraindo patrocinadores, e a ideia de uma semana de festa poderá agradar ainda mais parceiros. Para 2019, as finais serão em datas espaçadas: a da Sul-Americana ocorrerá em 9 de novembro, e a da Libertadores em 23 de novembro, dois sábados. Já houve aí um ajuste para a Libertadores acabar depois da Sul-Americana, o que comercialmente é visto como melhor.

Atualmente, com a decisão em dois jogos nas casas dos finalistas, a Sul-Americana termina após a Libertadores — em 2018, a última partida da Libertadores ocorrerá em 28 de novembro (uma quarta), enquanto a da Sul-Americana duas semanas depois, em 12 de dezembro (também quarta).

Nesse ajuste de datas, aparece o Brasil e mais precisamente São Paulo. Na ideia dos organizadores, realizar as finais da Sul-Americana e da Libertadores, por exemplo, com diferença de três dias na mesma cidade seria prato cheio para atrair patrocinadores e, claro, torcedores-consumidores. Seriam quatro times juntos, com boas chances de serem de quatro países diferentes, atraindo empresas e torcidas num mesmo ambiente.

São Paulo entra no radar justamente por ser a cidade com oferta de estádios prontos a receber jogos desse tamanho. Há ao menos três boas opções: o Allianz Parque, do Palmeiras, a Arena Corinthians, em Itaquera, e o Morumbi, do São Paulo. Os dois primeiros largam na frente por serem considerados mais modernos, mas não é um impeditivo para a Conmebol arenas mais antigas, vide que escolheu o Nacional de Santiago para receber a final da Libertadores em 2019.

Para 2020, a ideia da Conmebol ainda é realizar as finais longe de Brasil e Argentina, países que normalmente recebem mais jogos importantes devido a terem times com mais dinheiro e, portanto, mais fortes. Bogotá (Colômbia) e Montevidéu (Uruguai) são opções, além de Quito (Equador). Mas se em 2019 as decisões únicas já forem consideradas sucesso, tecnicamente e financeiramente, a ideia de realizar a "semana do futebol sul-americano" numa mesma cidade pode ser antecipada. E São Paulo é a favorita, com Buenos Aires aparecendo também como possibilidade com as várias opções de campos que possui.

Sobre o Autor

Marcel Rizzo - Formado em jornalismo em 2000 pela PUC Campinas, passou pelas redações do Lance!, Globoesporte.com, Jornal da Tarde, Portal iG e Folha de S. Paulo, no qual editou a coluna Painel FC. Cobriu Copas do Mundo, Olimpíada e dezenas de outros eventos esportivos.

Sobre o Blog

Notícias dos bastidores do esporte, mas também perfis, entrevistas e personagens com histórias a contar.