Topo

Marcel Rizzo

Após chiadeira, lista de Tite deverá poupar os finalistas da Copa do Brasil

Marcel Rizzo

21/08/2018 04h00

Acha que o calendário de amistosos da seleção brasileira em setembro atrapalhou o seu time? Espere chegar outubro, ou novembro, para reclamar de verdade. A data Fifa de outubro cai bem entre os dois jogos finais da Copa do Brasil. Já a de novembro pega as rodadas 34, 35 e a véspera da 36, ou seja, a reta decisiva do Brasileiro da Série A.

O blog apurou que, por isso, a comissão técnica da seleção brasileira já tem acertado que os times finalistas da Copa do Brasil não terão atletas chamados para os amistosos de outubro, que serão entre 8 e 16 ainda sem local e rivais confirmados. A primeira decisão do torneio mata-mata da CBF será em 10 de outubro, bem no meio da data Fifa, e a segunda dia 17 de outubro, um dia depois do fim do período que os atletas ficam com a seleção.

Cruzeiro (o zagueiro Dedé), Corinthians (o lateral Fagner) e Flamengo (o meia Paquetá e o goleiro sub-20 Hugo) perderam atletas para os amistosos de setembro do Brasil, que dia 7 encara os EUA e dia 11 El Salvador, ambos em solo americano. Não estarão em campo em duas rodadas do Brasileiro e na primeira partida semifinal da Copa do Brasil, que será em 12 de setembro (a não ser que voem rapidamente ao país, o que é improvável que ocorra).

Independentemente dos finalistas, os times classificados devem ser poupados em outubro. Apesar de não ter tido atleta convocado para setembro, o quarto semifinalista da Copa do Brasil, o Palmeiras, tem o volante Bruno Henrique como alvo de Tite para as próximas listas, admitido pelo próprio treinador.

Em novembro não terá Copa do Brasil, mas as rodadas finais da Série A do Brasileiro. Não há ainda uma definição, mas é provável que neste mês, com data Fifa de 12 a 20, Tite não convoque atletas que atuem no Brasil, optando por observar somente jogadores do exterior — o que pode abrir brecha até para jovens que estão fora do país, como Vinicius Jr. (ex-Flamengo, do Real Madrid) e Richarlison (ex-Fluminense, do Everton), ganharem uma chance.

É improvável que nesta altura, faltando quatro ou cinco rodadas para o fim do campeonato, algum time esteja já de férias na competição — além da disputa pelo título ou contra o rebaixamento, também há luta por Libertadores, o que deixa a competição sempre em aberto nessa altura. Há também outra questão: mesmo se algum time estiver apenas cumprindo tabela, a convocação de um jogador poderia desequilibrar uma partida que outros times tivessem interesse no resultado. Novembro, portanto, deveremos ter uma seleção brasileira totalmente "gringa".

Alguns clubes reclamaram da convocação já para setembro. O Grêmio, que perderá o atacante Everton, chegou a sugerir que rodadas do Brasileiro fossem adiadas, algo que não ocorrerá justamente porque não há brecha no calendário para isso. Em 2018, a Série A parou por mais de um mês por causa da Copa do Mundo da Rússia. Uma parada que vai estrangular o calendário também deve ocorrer em junho de 2019, quando ocorrerá a Copa América no Brasil.

Mas se a seleção de Tite deve poupar os atletas brasileiros, o mesmo não deve ocorrer com jogadores estrangeiros. Na data Fifa é obrigado que o clube ceda o jogador, portanto se, por exemplo, a Colômbia convocar o palmeirense Borja em outubro, ele pode perder a primeira final da Copa do Brasil. O mesmo pode ocorrer com outros atletas, como o uruguaio Arrascaeta, do Cruzeiro, ou o corintiano Romero (Paraguai). Para novembro, na reta final do Brasileiro, o Inter, que hoje disputa o título, pode perder seu novo centroavante, o peruano Guerrero.

Sobre o Autor

Marcel Rizzo - Formado em jornalismo em 2000 pela PUC Campinas, passou pelas redações do Lance!, Globoesporte.com, Jornal da Tarde, Portal iG e Folha de S. Paulo, no qual editou a coluna Painel FC. Cobriu Copas do Mundo, Olimpíada e dezenas de outros eventos esportivos.

Sobre o Blog

Notícias dos bastidores do esporte, mas também perfis, entrevistas e personagens com histórias a contar.