Topo

Marcel Rizzo

Clubes tentaram se rebelar contra Esporte Interativo, mas terão que esperar

Marcel Rizzo

30/08/2018 04h00

Em meio às mudanças feitas pela Turner em seu modelo de transmissão esportivo, com o fim do Esporte Interativo em canais de TV independentes, começa a se desenhar quantos clubes o Grupo Globo (por meio do SporTV) e a Turner terão para transmitir jogos em TV fechada na Série A do Campeonato Brasileiro em 2019. É provável que se mantenha o patamar atual, com a Globo entre 13 e 14 equipes e a Turner entre seis e sete.

Apesar da desconfiança de alguns clubes que assinaram com a empresa norte-americana com as mudanças realizadas, a tendência é que os contratos sejam mantidos sem briga judicial ao menos no primeiro ano (valem até 2024). O blog apurou que clubes que desenhavam até mesmo entrar em conjunto na Justiça para tentar desfazer o acordo entenderam que juridicamente seria praticamente impossível fazer isso, já que não consta explicitamente nos documentos que a Turner tem que transmitir esses jogos em canais com conteúdo exclusivamente esportivo. Hoje, passariam no Space e na TNT, que têm a maior parte da programação voltada a filmes e entretenimento — Santos  e Bahia demonstraram publicamente descontentamento.

A orientação que departamentos jurídicos têm feito a suas diretorias é que se espere o primeiro ano vigente para ver como será. Se houver problemas, de modelo de transmissão, de pontos contratuais referentes a parceiros e patrocínios, etc, pode ser mais fácil quebrar o contrato a partir de 2020. Se tudo correr bem, segue o acordo e a desconfiança termina.

Hoje, a Série A do Brasileiro teria 13 times do Grupo Globo e sete da Turner para transmissão em TV fechada (SporTV de um lado, Space e TNT do outro), levando em conta os contratos vigentes a partir de 2019 – lembrando que TV aberta e pay-per-view são exclusivos da Globo atualmente, o que se manterá nos próximos anos.

Corinthians, Flamengo, São Paulo, Fluminense, Botafogo, Vasco, Atlético-MG, Cruzeiro, Chapecoense, Grêmio, América-MG, Vitória e Sport têm contrato, a partir de 2019, com a Globo para TV fechada. Palmeiras, Internacional, Santos, Bahia, Atlético-PR, Paraná e Ceará têm contrato com a Turner.

As Séries A e B, que definem os participantes em 2019, já estão entrando em suas retas finais, com o segundo turno iniciado. Hoje, estariam rebaixados dois times com contrato da Globo (Sport e Chapecoense) e dois da Turner (Ceará e Paraná). O acesso também estaria dois a dois, o que manteria, portanto, a divisão atual de 13 a 7. Fortaleza e Guarani (Turner) e CSA e Avaí (Globo) seriam os promovidos à Primeira Divisão.

Ainda faltam algumas rodadas, esse número pode mudar, mas o cenário dificilmente penderá favoravelmente a uma ou outra empresa. Na Série B, por exemplo, o Fortaleza mantém uma vantagem de nove pontos para o quinto colocado (primeiro fora da zona de acesso). Para os executivos da Turner o número a partir de seis equipes com jogos para serem transmitidos é considerado bom.

Vale lembrar que, em canal fechado, jogos entre times com contratos com empresas diferentes não poderão ser transmitidos. Portanto, a Turner só terá o confronto entre seus clientes, o mesmo com a Globo/SporTV, a não ser que as emissoras entrem em um acordo, algo que até começava a se desenhar, mas que com as mudanças na empresa dos EUA a negociação foi colocada na geladeira.

Sobre o Autor

Marcel Rizzo - Formado em jornalismo em 2000 pela PUC Campinas, passou pelas redações do Lance!, Globoesporte.com, Jornal da Tarde, Portal iG e Folha de S. Paulo, no qual editou a coluna Painel FC. Cobriu Copas do Mundo, Olimpíada e dezenas de outros eventos esportivos.

Sobre o Blog

Notícias dos bastidores do esporte, mas também perfis, entrevistas e personagens com histórias a contar.