Topo

Marcel Rizzo

Dúvida em futuro do Maracanã faz Mineirão sonhar com final da Copa América

Marcel Rizzo

15/09/2018 04h00

A incerteza de quem irá gerir o Maracanã nos próximos meses, depois de a Justiça cancelar a concessão do estádio, levou preocupação a membros da Conmebol e dos organizadores da Copa América-2019, que será no Brasil. Na próxima semana o Conselho da entidade sul-americana se reunirá em La Paz para tratar de temas do torneio, entre eles a distribuição das partidas pelas seis arenas escolhidas.

O Maracanã ainda é o favorito a receber a final, mas problemas na administração do estádio ícone no Brasil faz com que o Mineirão, e até um dos dois estádios de São Paulo, apareçam como opção para o encerramento da competição.

A Copa América será realizada em cinco cidades e São Paulo terá dois estádios, o Morumbi, que como a coluna De Primeira revelou na quinta (13) será o palco de abertura, e o Allianz Parque. O Rio cederá o Maracanã, Porto Alegre a Arena do Grêmio, Salvador a Fonte Nova e Belo Horizonte o Mineirão. Serão 12 participantes, os dez filiados à Conmebol mais os convidados Japão e Qatar, que disputarão 26 jogos a serem distribuídos pelos seis estádios.

Conmebol e CBF querem o Maracanã como sede da final, e não só isso: se em 2014 o principal estádio do país não recebeu partidas da seleção brasileira na Copa do Mundo, desta vez a ideia é que a tabela coloque o Brasil como cabeça-de-chave do Grupo A e tenha um confronto logo na primeira fase no Maracanã, como mostrou o blog.

A decisão judicial de quarta-feira, porém, que determinou o cancelamento da concessão, por suspeita de vícios no processo, abriu um enorme ponto de interrogação sobre em quais condições o Maracanã estará em junho de 2019, quando a Copa América será realizada, de 7 a 30. Há receio de que novamente a arena fique relegada em segundo plano, principalmente se voltar ao poder do Estado, que terá mudança de governador em 2019. Já há algumas reclamações recentes com relação à problemas de infraestrutura, como defeitos no gramado.

A administração do Mineirão já colocou o estádio à disposição para uma final. Em São Paulo, o Allianz Parque não teria a capacidade, de pouco mais de 40 mil pessoas, desejada para uma decisão, por isso o Morumbi seria uma opção para abrir e fechar a competição.

O blog apurou que nessa semana, se a entidade decidir confirmar ao menos os locais de abertura e encerramento, o Maracanã será apresentado como a sede da final, mas internamente será cobrado das autoridades do Rio garantias de que não haverá problemas de infraestrutura em 2019. E poderá ocorrer mudanças na tabela até o fim de 2018, quando a Conmebol pretende sortear as chaves, e até mais adiante, desde que não prejudique a logística das seleções.

Sobre o Autor

Marcel Rizzo - Formado em jornalismo em 2000 pela PUC Campinas, passou pelas redações do Lance!, Globoesporte.com, Jornal da Tarde, Portal iG e Folha de S. Paulo, no qual editou a coluna Painel FC. Cobriu Copas do Mundo, Olimpíada e dezenas de outros eventos esportivos.

Sobre o Blog

Notícias dos bastidores do esporte, mas também perfis, entrevistas e personagens com histórias a contar.