Topo

Marcel Rizzo

Rogério Ceni vira bola da vez para um restrito mercado de técnicos em 2019

Marcel Rizzo

30/10/2018 04h00

Ceni tem acesso do Fortaleza para a Série A bem encaminhado (Crédito: Paulo Matheus/Fortaleza EC)

O ótimo trabalho que faz no Fortaleza, bem próximo do acesso para a Série A do Brasileiro para 2019, faz de Rogério Ceni o treinador a ser observado para a próxima temporada. Seu contrato com o time cearense termina ao final de 2018 e agentes e dirigentes ouvidos pelo blog projetam que ele deverá ser um dos mais cobiçados por times de médio e grande porte principalmente porque dois fortes nomes para o mercado, Renato Gaúcho e Mano Menezes, já sinalizaram que devem permanecer onde estão, no Grêmio e no Cruzeiro, respectivamente.

O Fortaleza gostaria que Ceni permanecesse, mas ainda não o procurou para tratar da renovação, como informou o jornalista Fernando Graziani em seu blog no jornal O Povo. Há, inclusive, um certo pessimismo com relação a uma possível renovação justamente pela certeza de que haverá propostas interessantes ao ex-goleiro.

Desde que assumiu, em novembro passado, Ceni recebeu sondagens de clubes do Brasil e do exterior, apurou o blog. Uma delas foi do Atlético-PR, em junho, quando o time de Curitiba demitiu Fernando Diniz — os paranaenses acabaram efetivando Tiago Nunes, que treinava os aspirantes e faz um bom trabalho no segundo semestre. Com contrato vigente com o Fortaleza, Ceni não ouviu propostas e seguiu no trabalho que pode dar o acesso já no próximo jogo, sábado (3), contra o Atlético-GO em Goiânia — precisa vencer e torcer para que Vila Nova e Londrina não ganhem suas partidas.

Acabando o campeonato, porém, se encerra também o vínculo e é provável que Ceni queira seguir em frente sua carreira, que começou em 2017, no clube que o consagrou como atleta, o São Paulo, mas O trabalho interrompido em julho do ano passado. O time do Morumbi, por sinal, é um daqueles que talvez vá ao mercado buscar treinador entre o fim de 2018 e começo de 2019, mas hoje é improvável que seja Ceni o escolhido ainda por causa do desgaste com a atual diretoria.

O Flamengo, que tem contrato com Dorival Júnior vencendo em dezembro, também deve buscar técnico — no Rio a avaliação é que ele só ficará em caso de conquista do título brasileiro, mas mesmo times que têm profissionais sob contrato virando o ano podem procurar opções.

São os casos de  Corinthians (pela ligação de Ceni com o São Paulo é improvável que receba uma oferta do presidente Andrés Sanchez), Vasco, Botafogo e até o Fluminense, que contratou Marcelo Oliveira para a vaga de Abel Braga, já começou a planejar 2019 com o técnico, mas sem bons resultados já há pressão interna. Agentes especializados no mercado dizem que o futebol do Rio pode ser uma boa alternativa a Ceni em um novo passo na carreira.

Abel Braga é outro que deve movimentar o mercado se decidir voltar a trabalhar em janeiro — ele teve diversas propostas e sondagens depois de deixar o Fluminense em junho para cuidar de assuntos familiares. Santos, Flamengo e Palmeiras sonharam com ele em 2018, mas Abel não topou. Em 2019 pode ser diferente.

Leia mais

Rogério Ceni, a maior novidade entre os treinadores em 2018

Ceni volta a se aproximar do São Paulo

 

Sobre o Autor

Marcel Rizzo - Formado em jornalismo em 2000 pela PUC Campinas, passou pelas redações do Lance!, Globoesporte.com, Jornal da Tarde, Portal iG e Folha de S. Paulo, no qual editou a coluna Painel FC. Cobriu Copas do Mundo, Olimpíada e dezenas de outros eventos esportivos.

Sobre o Blog

Notícias dos bastidores do esporte, mas também perfis, entrevistas e personagens com histórias a contar.