Topo

Marcel Rizzo

Globo terá Flamengo x Athletico ao vivo na internet e minimiza apagão na TV

Marcel Rizzo

24/05/2019 08h46

Depois da assinatura do Palmeiras com o Grupo Globo, o Athletico-PR é o único clube que ainda não fechou todas as plataformas de transmissão para o Campeonato Brasileiro: falta o pay-per-view e por isso alguns jogos da equipe paranaense ainda podem ficar totalmente ou parcialmente no escuro, ou seja, sem ter onde se ver longe do estádio. Para evitar que isso ocorra no domingo (26) justamente com o clube de maior torcida do Brasil, a Globo decidiu que Flamengo x Athletico-PR, às 16h no Maracanã, terá transmissão ao vivo pelo site da emissora, o Globoesporte.com, para todo o Brasil. É um movimento que deve se tornar habitual, apurou o blog, e que muda a maneira como se transmite o futebol no Brasil na modalidade aberta.

A transmissão foi confirmada pela assessoria do Grupo Globo. Não será a primeira neste Brasileiro: na segunda rodada, dia 1º de maio, na vitória do Fortaleza sobre o Athletico-PR, 2 a 1, o jogo passou ao vivo em TV aberta para o Ceará e Paraná e na internet para o resto do Brasil. No domingo passado (19), o Corinthians visitou o time paranaense e oito estados não conseguiram ver a partida por qualquer plataforma, já que essas regiões optaram por transmitir Goiás x Botafogo. Em TV fechada não era permitido televisionar porque o Athletico-PR tem contrato com a Turner (TNT) e o Corinthians com a Globo (SporTV) e pay-per-view os paranaenses não têm contrato.

LEIA MAIS:

Palmeiras anuncia acordo com a Globo para transmissão de seus jogos no Brasileiro

Corintianos de oito estados não terão onde ver jogo contra o Athletico-PR

Por que Brasileiro ainda pode ter jogo sem transmissão mesmo com acerto do Palmeiras

É isso que a Globo vai evitar neste domingo, liberando o sinal gratuitamente em seu site para todo o Brasil, algo bem pouco usual. A emissora ainda não definiu a divisão para a TV de confrontos do domingo à tarde para as praças, mas ao menos dois estados com certeza ficariam sem ter como assistir ao jogo: São Paulo e Rio Grande do Sul, que terão Santos x Inter. Os flamenguistas e athleticanos desses locais poderão ver pelo site – no Rio de Janeiro haverá a opção da TV aberta e pela internet.

Pelo contrato assinado por Globo e Athletico-PR para TV aberta, as partidas do time do Paraná que tiverem transmissão nessa plataforma, que é o caso de domingo, podem passar também no site da emissora. Foi o que ocorreu no já citado confronto contra o Fortaleza, mas não contra o Vasco, na primeira rodada (16 estados ficaram sem ter como ver essa partida), e contra o Corinthians, domingo passado, gerando o apagão parcial em alguns locais. Não transmitir via site foi uma decisão da empresa.

O blog apurou que a emissora trata com cautela as transmissões pela internet por causa da audiência, que se dividirá entre a tela da televisão e a tela de tablets e celulares. A audiência da TV ainda é importante na hora de negociar contratos comerciais. Mas a tendência é que Flamengo x Athletico-PR abra um caminho novo de transmissão pela internet, de forma gratuita para todo o Brasil, e que mais jogos sigam esse caminho na sequência do Brasileiro.

Sobre o Autor

Marcel Rizzo - Formado em jornalismo em 2000 pela PUC Campinas, passou pelas redações do Lance!, Globoesporte.com, Jornal da Tarde, Portal iG e Folha de S. Paulo, no qual editou a coluna Painel FC. Cobriu Copas do Mundo, Olimpíada e dezenas de outros eventos esportivos.

Sobre o Blog

Notícias dos bastidores do esporte, mas também perfis, entrevistas e personagens com histórias a contar.