Topo
Blog do Marcel Rizzo

Blog do Marcel Rizzo

Categorias

Histórico

Por transparência, COL precisa abrir caixa-preta de ingressos na C. América

Marcel Rizzo

2017-06-20T19:04:00

17/06/2019 04h00

O COL (Comitê Organizador Local) precisa divulgar a quantidade de ingressos colocados à venda para cada partida da Copa América. E já que decidiu divulgar a renda dos jogos, algo incomum nessas Copas de seleções, também quanto vendeu para cada setor. Isso é fundamental para se entender os valores milionários que estão sendo divulgados mesmo com estádios vazios.

Em Copas do Mundo, por exemplo, a Fifa não mostra o valor da renda dos confrontos. Somente público presente, o que normalmente engloba o geral, aquele que compra o ingresso comum, mas também os convidados, VIPs e gratuidades, se ocorrer isso. Receita de ingressos com o Mundial aparece somente no balanço da entidade, no ano seguinte.

LEIA MAIS:

Brasil engrena, faz um com ajuda do VAR e vence a Bolívia na estreia da Copa América

Tite indica Arthur no lugar de Fernandinho para encarar a Venezuela em Salvador

Tem jogo da Copa América com apenas 1,4 mil ingressos perto da abertura

O COL talvez tenha superestimado o torcedor brasileiro ao definir o preço dos ingressos para a competição. Um mínimo de R$ 120 para ver Bolívia x Venezuela não vai atrair torcida, nem no Mineirão, onde ocorrerá o jogo, nem em qualquer outro lugar. Copa América não é Copa do Mundo, quando até mesmo um embate entre times de menor escalão atrai pela festa que a Fifa sabe fazer (apesar de alguns problemas que vêm agregados a isso, como o raio fechado ao redor do estádio que afeta moradores).

Ainda no talvez, já que o COL até a edição desse texto não tinha se posicionado sobre a renda milionária de R$ 22 milhões de Brasil x Bolívia, na abertura, que não bate com os pouco mais de 46 mil presentes levando em conta o preço dos bilhetes: é possível que os valores englobem pacotes de hospitalidade, com patrocinadores e áreas VIP de camarotes, e a organização quis mostrar que a receita alta poderia demonstrar o sucesso da competição. Acabou tendo efeito contrário.

Sobre o Autor

Marcel Rizzo - Formado em jornalismo em 2000 pela PUC Campinas, passou pelas redações do Lance!, Globoesporte.com, Jornal da Tarde, Portal iG e Folha de S. Paulo, no qual editou a coluna Painel FC. Cobriu Copas do Mundo, Olimpíada e dezenas de outros eventos esportivos.

Sobre o Blog

Notícias dos bastidores do esporte, mas também perfis, entrevistas e personagens com histórias a contar.

Mais Blog do Marcel Rizzo