Tite mostra que seleção consegue viver sem a Neymardependência
Neymar é um dos melhores do mundo na atualidade e quando está saudável desequilibra jogos. Mas a seleção brasileira parece ter encontrado uma maneira eficiente de jogar sem seu principal jogador. Não há, pelo menos neste momento, uma Neymardependência nesta Copa América.
Tite tem sido criticado porque o Brasil não repete desempenhos convincentes como aqueles das eliminatórias para a Copa do Mundo da Rússia, entre 2016 e 2017, mas há méritos no trabalho do treinador. Primeiro o defensivo: ele só levou dois gols depois do Mundial, em 15 jogos. Nos sete últimos o time passou ileso, entre os dois amistosos e os cinco confrontos da Copa América. É notável.
Leia mais:
Jesus decide, Brasil bate a Argentina e está na final da Copa América
Torcida grita 'bicha' para argentino e CBF deve ser multada novamente
Neymar vai a vestiário e comemora vitória sobre a Argentina
Mas há outro mérito para o treinador que é o que de fazer o time jogar sem Neymar. Para alguns pode parecer até mais fácil, já que quando o camisa 10 está em campo a bola necessariamente vai passar por seu pé, mesmo se não for a melhor opção. Sem ele, Tite descobriu que Arthur pode ser o motor do meio de campo, Philippe Coutinho o homem para dar velocidade e os homens da frente revezando de posição por alguns momentos.
A Copa América, claro, tem um nível técnico inferior ao de uma Copa do Mundo. No Mundial, Neymar bem fisicamente seria imprescindível para bater seleções fortes como França, Alemanha, Holanda ou Espanha. Mas Tite mostra que há vida na seleção brasileira sem Neymar, mesmo que não haja um outro craque para vestir a camisa amarela. Este mérito é do treinador.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.