Topo

Marcel Rizzo

Falhas na Copa América deixam Brasil longe do Mundial de Clubes 2021

Marcel Rizzo

22/07/2019 12h00

Gianni Infantino foi reeleito em junho presidente da Fifa (Crédito: Franck Fife/AFP)

A direção da Fifa estuda candidatos para receber o Mundial de Clubes inchado com 24 times, a partir de 2021, o Brasil se mostrou interessado em ser o anfitrião, mas a cúpula da entidade internacional não se empolgou. Os problemas na organização da Copa América, realizada no país entre junho e julho, principalmente referente à logística das seleções e ao péssimo estado dos gramados, geraram críticas dentro da Fifa. Hoje a chance de a CBF ganhar essa disputa é perto de zero.

Está previsto para outubro que a diretoria da Fifa recomende candidatos em reunião de seu Conselho — não está claro se uma definição da sede ocorrerá neste mês. Coincidência, ou não, esse encontro será em Shangai, na China, nos dias 23 e 24 de outubro. Os chineses são os favoritos a ter a primeira edição do novo Mundial de Clubes da Fifa.

LEIA MAIS:

Fifa anuncia novo Mundial de Clubes com 24 times

Brasil indica interesse em ser sede do Mundial de Clubes da Fifa em 2021

Times europeus ameaçam boicotar novo Mundial de Clubes

Por que Brasil não jogará a Copa das Confederações após vencer a Copa América

No formato, 24 times disputariam o título a cada quatro anos, sempre nos anos ímpares anteriores às Copa do Mundo. Substituirá no calendário a Copa das Confederações, torneio de seleções que nunca gerou dinheiro que satisfizesse a Fifa.

A ideia do presidente, Gianni Infantino, é de que o Mundial de Clubes sirva de evento-teste para a Copa do ano seguinte, mas no caso de 2021-2022 não funcionará devido à época em que deve ser disputado o torneio de clubes, entre junho e julho. Será muito calor no Qatar, país-sede da Copa-2022  (que será jogada entre novembro e dezembro, com temperatura mais amena), por isso desta vez um outro país será sede — o Qatar terá as duas últimas edições do Mundial de Clubes no formato atual, com sete participantes, em 2019 e 2020.

A Fifa abriu para que qualquer associação filiada se candidate para o Mundial de 2021, mas há internamente uma predileção para que o torneio seja disputado na Ásia, ou por países filiados à AFC (Confederação Asiática de Futebol), onde está o Qatar — a Austrália, que fica na Oceania, na geografia da Fifa pertence à AFC. Por isso o favoritismo da China cresce ainda mais e não é descartado que, na reunião de outubro, se limite candidatos a asiáticos, o que eliminaria de vez o Brasil. Japão e Coreia do Sul teriam interesse.

Os problemas de organização da Copa América repercutiram na Fifa a ponto de cartolas classificarem a organização da Copa Africana, que ocorreu ao mesmo tempo no Egito, como melhor. A Copa Ouro, realizada nos EUA entre as seleções da Concacaf (Confederação das Américas do Norte, Central e Caribe) também, mas esta foi realizada em um país com tradição em boas organizações.

A China, além do fator geográfico, tam vantagem pelo Mundial de 2021 porque hoje suas empresas são as maiores financiadoras da Fifa, inclusive do Mundial de Clubes. A gigante de venda de produtos online Alibaba fechou contrato para patrocinar o torneio até 2022, com possibilidade de renovação.

A América do Sul deve ter seis vagas no novo Mundial de Clubes, enquanto a Europa oito. A Conmebol estuda como serão feitas as indicações, mas é provável que os últimos quatro campeões da Libertadores e dois vencedores da Copa Sul-Americana, entre os quatro últimos, entrem. Isso já colocaria Grêmio (vencedor da Libertadores em 2017) e River Plate (o de 2018) dentro do torneio da Fifa em 2021.

Sobre o Autor

Marcel Rizzo - Formado em jornalismo em 2000 pela PUC Campinas, passou pelas redações do Lance!, Globoesporte.com, Jornal da Tarde, Portal iG e Folha de S. Paulo, no qual editou a coluna Painel FC. Cobriu Copas do Mundo, Olimpíada e dezenas de outros eventos esportivos.

Sobre o Blog

Notícias dos bastidores do esporte, mas também perfis, entrevistas e personagens com histórias a contar.