Topo

Marcel Rizzo

Fifa terá punição a abuso sexual após casos relatados no futebol feminino

Marcel Rizzo

24/07/2019 04h00

"Eu estava com medo, tremendo. Ele disse: hoje quero descobrir o que está por baixo das tuas roupas. Eu comecei a gritar que queria ir para casa e ele disse grita o que quiser, ninguém vai te ouvir".

Ele é o ex-presidente da Federação Afegã de Futebol, Keramuudin Karim, banido para sempre do futebol pela Fifa no início de junho acusado de abusar sexualmente de jogadoras da seleção. A frase acima, de uma atleta em anonimato, foi dado ao jornal inglês "The Guardian" em dezembro de 2018.

A publicação já havia revelado, em novembro, as acusações contra membros do estafe da equipe e o cartola — todos negam terem cometido os atos. Os relatos são de março de 2018, ocorridos após treinamentos no Afeganistão ou em concentrações na Jordânia, e a Fifa foi muita criticada pela demora em apurar os casos.

LEIA MAIS:

Presidente do Afeganistão pede investigação sobre casos de abuso sexual no futebol feminino

Fifa lança projeto para proteger crianças de abuso no futebol

Por isso a entidade decidiu colocar em seu Código de Ética artigos específicos para casos de exploração e abuso sexuais — eles passam a valer em 1º de agosto e preveem punições mais duras e, principalmente, mais agilidade para que o Comitê de Ética e os órgãos judiciais da entidade possam suspender ou punir casos como o ocorrido no Afeganistão.

O texto atual até cita, no item 4 do artigo 23, que abuso sexual é proibido, mas a punição atual previa uma suspensão de, no máximo, cinco anos. Tanto que para banir Karim, a Fifa precisou usar um outro artigo, o 25, que fala de abuso de poder. Nele estava escrito que "uma sanção poderia ser aumentada dependendo da alta posição da pessoa". Como presidia a federação, Karim acabou sendo banido e multado em 1 milhão de francos suíços (R$ 3,8 milhões)  — outros acusados ainda não tiveram os futuros definidos.

O foco da inclusão do tema abuso sexual é o futebol feminino, mas também as categorias de base do masculino, principalmente de países periféricos no esporte. Há relatos recebidos por membros da entidade de casos recorrentes na África, por exemplo. A entidade promete abrir investigações mais rapidamente.

O fato de apenas Karim ter sido punido até agora rendeu críticas à Fifa durante a Copa do Mundo feminina, entre junho e julho na França. A técnica da seleção afegã, Kelly Lindsey, disse que a Fifa não investigou ninguém e só puniu na camada superior. A federação rebateu, em nota, dizendo que ela estava mal informada, que conseguiu punir rigorosamente Karim e que deu ajuda às jogadoras que fizeram as denúncias.

Sobre o Autor

Marcel Rizzo - Formado em jornalismo em 2000 pela PUC Campinas, passou pelas redações do Lance!, Globoesporte.com, Jornal da Tarde, Portal iG e Folha de S. Paulo, no qual editou a coluna Painel FC. Cobriu Copas do Mundo, Olimpíada e dezenas de outros eventos esportivos.

Sobre o Blog

Notícias dos bastidores do esporte, mas também perfis, entrevistas e personagens com histórias a contar.