Topo

Marcel Rizzo

Brasília deve receber jogo entre campeões da Série A e da Copa do Brasil

Marcel Rizzo

20/08/2019 04h00

Estádio Mané Garrincha, em Brasília, pode ser sede da Supercopa brasileira (Crédito: Comitê Rio-2016)

O Estádio Mané Garrincha, em Brasília, é o favorito para receber o primeiro confronto da nova edição da Supercopa brasileira, que em janeiro de 2020 reunirá os campeões da Série A do Brasileiro e da Copa do Brasil de 2019 em jogo único, para abrir a temporada do futebol no país.

O evento é uma das novidades do calendário do futebol do Brasil para o próximo ano, que terá pequeno enxugamento nas datas dos Estaduais, deve parar nas datas Fifa, quando as seleções realizam amistosos, mas não durante a Copa América da Colômbia e da Argentina, entre 12 de junho e 12 de julho. Como mostrou o blog do Rodrigo Mattos, o confronto da Supercopa deve ocorrer no dia 19 de janeiro, um domingo.

LEIA MAIS:

Clubes terão desfalques por seleções por um mês e meio no Brasileiro-2020

'Elefantes brancos' são favoritos a receber jogos da Supercopa brasileira

Governo do DF assina contrato de concessão do Mané Garrincha

Na quinta-feira passada (15), o presidente da CBF, Rogério Caboclo, recebeu na sede da entidade, no Rio, representantes da Arena BSB. O grupo fechou acordo com o governo do Distrito Federal para gerir o estádio, que desde que fora reconstruído para receber partidas da Copa das Confederações-2013 e da Copa do Mundo-2014 seguia sob administração pública.

Pelo acordo, assinado em 26 de julho, a Arena BSB e o governo farão operação assistida, ou seja, juntos por 180 dias, para em janeiro a empresa assumir exclusivamente a gestão não só do Mané Garrincha, mas também do ginásio Nilson Nelson e do complexo aquático Cláudio Coutinho. A ideia, apurou o blog, é que a Supercopa em janeiro seja a estreia da Arena BSB na operação solo do estádio.

A CBF pretende, inicialmente, que a Supercopa seja disputada em locais que as grandes equipes do Brasil vão com menos frequência, neutros portanto. Não é um pré-requisito terem sido construídos ou reformados para a Copa, mas para a primeira edição a confederação quer uma arena com melhor estrutura, e vê isso em Brasília. Belém, terra do ex-presidente da CBF Antônio Carlos Nunes, demonstrou interesse e pode aparecer como sede nos próximos anos, assim como Manaus e Natal.

A Supercopa já ocorreu por duas oportunidades, logo que a Copa do Brasil foi lançada em 1989. Em 1990 o Grêmio venceu por 2 a 0, no agregado, o Vasco (foram duas partidas) e no ano seguinte o Corinthians bateu o Flamengo em jogo único, 1 a 0.

Este ano quatro times ainda podem ganhar a Copa do Brasil: Grêmio, Inter, Athletico-PR e Cruzeiro, que disputam as semifinais. O Santos lidera o Brasileiro após a 15ª rodada, mas o torneio tem uma diferença de apenas cinco pontos entre o primeiro e o sexto colocados.

Sobre o Autor

Marcel Rizzo - Formado em jornalismo em 2000 pela PUC Campinas, passou pelas redações do Lance!, Globoesporte.com, Jornal da Tarde, Portal iG e Folha de S. Paulo, no qual editou a coluna Painel FC. Cobriu Copas do Mundo, Olimpíada e dezenas de outros eventos esportivos.

Sobre o Blog

Notícias dos bastidores do esporte, mas também perfis, entrevistas e personagens com histórias a contar.