Topo

Marcel Rizzo

Brasil é favorito a receber finais da Libertadores e Sul-Americana em 2020

Marcel Rizzo

14/10/2019 10h45

O Brasil deve receber as finais únicas das Copas Libertadores e Sul-Americana em 2020. Esta é a aposta de parte da cartolagem da Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) para a reunião que ocorrerá nesta quinta-feira (17), em Assunção, e que definirá as cidades que serão sedes das decisões dos torneios no ano que vem. Maracanã, no Rio, para a Libertadores e Estádio Nacional, em Brasília, para a Sul-Americana são favoritos, mas os estádios paulistas (Morumbi ou Arena Corinthians) correm por fora pela Libertadores.

Oito estádios disputam para receber a final da Libertadores em 2020: Maracanã (Rio), Morumbi e Arena Corinthians (São Paulo), Mineirão (Belo Horizonte), Arena do Grêmio e Beira-Rio (Porto Alegre), Estádio Nacional de Lima (Peru) e Estádio Mario Kempes em Córdoba (Argentina). A arena carioca é apontada como favorita, mas há um pequeno porém: a administração, que hoje está nas mãos de Flamengo e Fluminense.

Parte da cúpula da Conmebol teme que nos próximos meses ocorra algum problema no contrato entre os clubes e o governo do Rio, proprietário de fato, o que poderia complicar a realização da partida, marcada inicialmente para 21 de novembro de 2020. Há quem defenda que ceder a final para um estádio particular, de propriedade de um clube, seria mais seguro. Por logística São Paulo é a preferencial, por isso Morumbi, do São Paulo, e a arena corintiana em Itaquera não podem ser descartados.

LEIA MAIS:

Libertadores: crise no Equador muda local de reunião sobre final de 2020

Conmebol prefere Brasileiro parado para país ter a final da Libertadores em 2020

A final da Sul-Americana tem menos concorrentes, quatro estádios: o Nacional de Brasília, o Unico de La Plata (Argentina) e outros dois que também estão na briga pela Libertadores, o Mario Kempes de Cordoba e o Nacional de Lima. A disputa, segundo apurou o blog, está entre Brasília e La Plata, com ligeira vantagem para os brasileiros. Interessa a Conmebol fazem um combo das finais da Libertadores e da Sul-Americana no mesmo país, já que seria mais fácil atrair patrocinadores e o mês de novembro de 2020 seria dividido entre eventos nas cidades escolhidas.

Pesa contra Lima o fato de a cidade ter sido escolhida para receber a final da Sul-Americana de 2019, mas não ter entregue as garantias necessárias, como isenção de impostos e projeto de segurança adequado. Acabou substituída por Assunção, no Paraguai, país onde está a sede da Conmebol.

Já as candidatas argentinas têm contra o fato de o país, junto com a Colômbia, receber a Copa América de seleções em 2020, entre junho e julho. Há preocupação na Conmebol de que a organização da Libertadores ou da Sul-Americana possa ser prejudicada com a atenção dividida. As finais de 2019 ocorrerão em Santiago (Libertadores, dia 23 de novembro) e Assunção (Sul-Americana, dia 9 de novembro).

A decisão será tomada pelo Conselho da entidade com base em relatório produzido pelo departamento de competições de clubes da Conmebol. O órgão é formado pelo presidente, o paraguaio Alejandro Dominguez, e os dez presidentes de confederações, incluindo Rogério Caboclo, da CBF, além dos representantes da confederação sul-americana na Fifa, entre eles o brasileiro Fernando Sarney.

Como mostrou o blog, a reunião ocorreria inicialmente em Quito, no Equador, mas a crise política no país, com vários protestos principalmente na capital, fez com que a entidade decidisse pela mudança de local para o prédio da Conmebol no Paraguai. Já a Libertadores feminina, com sede em Quito, por enquanto não foi cancelada ou adiada.

Sobre o Autor

Marcel Rizzo - Formado em jornalismo em 2000 pela PUC Campinas, passou pelas redações do Lance!, Globoesporte.com, Jornal da Tarde, Portal iG e Folha de S. Paulo, no qual editou a coluna Painel FC. Cobriu Copas do Mundo, Olimpíada e dezenas de outros eventos esportivos.

Sobre o Blog

Notícias dos bastidores do esporte, mas também perfis, entrevistas e personagens com histórias a contar.