Topo

Marcel Rizzo

Como classificação do Brasileiro pode deixar Globo com menos jogos em 2020

Marcel Rizzo

04/12/2019 04h00

A disputa entre Ceará e Cruzeiro contra o rebaixamento nas rodadas finais do Brasileiro vai definir também quantos jogos em TV fechada a Globo (via SporTV) e a Turner (via TNT) transmitirão da Série A em 2020. Se o clube cearense ficar na primeira divisão, aliado ao acesso do Coritiba, a Turner ficará com oito times sob contrato na elite e ganhará 14 transmissões, passando das 42 de 2019 para 56.

Avaí e Chapecoense, os dois times que já foram rebaixados para a Série B em 2020, têm contrato de televisionamento com o Grupo Globo. O CSA, que está próximo da queda, também. Se o Cruzeiro se juntar a eles, quatro times com acordo com a emissora carioca para TV fechada terão descido de divisão. E quem sobe?

LEIA MAIS:

Seis clubes mudam acordo e dividem mais de R$ 100 mi de TV no Brasileiro-19

Palmeiras terá dois jogos a menos na TV para a cidade de SP via TNT

Veja jogos do Campeonato Brasileiro com o UOL Esporte Clube

Dois dos promovidos são fechados com a Globo, o Sport e o Atlético-GO. O Coritiba tem contrato com a Turner, enquanto o Bragantino não está assinado com ninguém. O blog apurou que Globo e o time de Bragança Paulista, que em 2020 estará turbinado com o investimento da Red Bull, estão bem perto de um acordo para todas as plataformas (TVs aberta, fechada e pay-per-view) — a empresa de energético não quer deixar de exibir sua marca na principal emissora do país, apesar de a Globo evitar citar o nome do produto nas transmissões.

Nesse cenário do rebaixamento do Cruzeiro, a Globo (SporTV) teria 12 times sob contrato, enquanto a Turner oito. Em 2019 a empresa norte-americana pôde passar na TNT, seu canal de entretenimento escolhido para as transmissões depois da desmobilização do Esporte Interativo, confrontos entre Palmeiras, Inter, Santos, Bahia, Ceará, Athletico e Fortaleza. Os torcedores conseguem assistir aos jogos dos clubes com contrato fechado com a Turner também pelo EI Plus, que você pode adquirir assinando os planos do UOL Esporte Clube, sem precisar ser assinante da TV a cabo.

Já o SporTV passou partidas entre as demais equipes: São Paulo, Corinthians, Flamengo, Fluminense, Vasco, Botafogo, Cruzeiro, Atlético-MG, Grêmio, Chapecoense, Avaí, CSA e Goiás. A legislação diz que só é possível transmitir jogos de times sob o mesmo contrato, ou seja, precisam estar fechados com a mesma empresa. Por isso que, em TV fechada, um confronto entre time com acordo com a Globo (SporTV) e outro com a Turner não tem transmissão.

Além do Bragantino, a Globo vai negociar com o Coritiba para os direitos de transmissão em TV aberta e pay-per-view. Como estava na Série B em 2019, no início da vigência dos novos contratos (que valem, na maioria, até 2024), o time paranaense só tem assinado para 2020 o acordo de TV fechada com a Turner. Se o Coritiba não acertar com a Globo, nenhum jogo do clube paranaense em aberta ou pay-per-view terá transmissão. Foi o que ocorreu o ano todo com as partidas do Athletico no Premiere, já que não houve acordo com a Globo para essa plataforma.

Sobre o Autor

Marcel Rizzo - Formado em jornalismo em 2000 pela PUC Campinas, passou pelas redações do Lance!, Globoesporte.com, Jornal da Tarde, Portal iG e Folha de S. Paulo, no qual editou a coluna Painel FC. Cobriu Copas do Mundo, Olimpíada e dezenas de outros eventos esportivos.

Sobre o Blog

Notícias dos bastidores do esporte, mas também perfis, entrevistas e personagens com histórias a contar.