Blog do Marcel Rizzo http://marcelrizzo.blogosfera.uol.com.br Notícias dos bastidores do esporte, mas também perfis, entrevistas e personagens com histórias a contar Mon, 24 Jun 2019 05:07:02 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=4.7.2 Tite encontra o cérebro e o coração da seleção brasileira na Copa América http://marcelrizzo.blogosfera.uol.com.br/2019/06/24/tite-encontra-o-cerebro-e-o-coracao-da-selecao-brasileira-na-copa-america/ http://marcelrizzo.blogosfera.uol.com.br/2019/06/24/tite-encontra-o-cerebro-e-o-coracao-da-selecao-brasileira-na-copa-america/#respond Mon, 24 Jun 2019 04:00:33 +0000 http://marcelrizzo.blogosfera.uol.com.br/?p=9934

Everton comemora seu gol contra o Peru com Filipe Luís (Crédito: Henry Romero/Reuters)

Uma das críticas que Tite recebeu na convocação para a Copa América foi a de que mudou a seleção brasileira menos do que deveria do time que fracassou na Copa-2018. Dos 23 chamados inicialmente, 14 estiveram na Rússia, e mesmo Daniel Alves (machucado ano passado) e Alex Sandro estão longe de serem renovações. Caras novas mesmo eram sete e dois desses, hoje, são o coração e o cérebro da equipe.

Arthur poderia ter ido para a Rússia, mas Tite não quis. O volante, ex-Grêmio e hoje no Barcelona, tem tanta moral com o treinador que o novo esquema tático da seleção, com dois volantes, acontece principalmente por causa de Arthur. Ele é o motor do time e, sim, o principal armador, mais até do que Philippe Coutinho, apesar de Tite preferir repartir essa função.

LEIA MAIS:

Na TV, na arquibancada e no campo, Everton vira ‘o cara’ da seleção

Sem Casemiro e com Fernandinho: seleção reencontra o trauma de 2018

Seleção não é vazada em primeira fase de torneio oficial pela primeira vez em 18 anos

“Não é responsabilidade de um só, do Coutinho, outros armam como Arthur, os laterais têm essa função também, o Firmino pode fazer”, disse o treinador.

O corte de Neymar, machucado, fez com que a seleção perdesse seu protagonista, mas isso não quer dizer que não existam outros protagonistas. Se Arthur é um pouco mais invisível por sua função em campo, veja Everton Cebolinha. Uma das novidades para o ataque, junto com David Neres e Richarlison, o atacante do Grêmio entrou bem sempre que chamado. E contra o Peru arrebentou.

Um golaço, dribles, chamando o jogo, virou queridinho até de Galvão Bueno na transmissão da Globo. É o coração que Tite precisava, mais até do que Neymar, que tem todo seu talento mas normalmente não impõe tanta paixão quando está em campo pela seleção.

Quando se cobrava Tite por mais caras novas, a ideia era essa, outras opções, jogadores que podem mudar o ritmo do time, mas mais do que isso. Que possam devolver o prazer de defender a seleção.

]]>
0
Tite tem ótima chance para romper com ‘irmandade’ na seleção brasileira http://marcelrizzo.blogosfera.uol.com.br/2019/06/20/tite-tem-otima-chance-para-romper-com-irmandade-na-selecao-brasileira/ http://marcelrizzo.blogosfera.uol.com.br/2019/06/20/tite-tem-otima-chance-para-romper-com-irmandade-na-selecao-brasileira/#respond Thu, 20 Jun 2019 12:00:19 +0000 http://marcelrizzo.blogosfera.uol.com.br/?p=9927 Dos 11 jogadores que Tite imaginou iniciar a Copa América como titulares da seleção brasileira, sete estiveram na Copa do Mundo da Rússia. Era para ser oito, mas Neymar se machucou e foi cortado, substituído em campo pelo novato David Neres, mas na lista de convocados por Willian, outro remanescente do Mundial-2018.

Entre os que não estiveram na seleção ano passado está o experiente Dani Alves, 36, que ficou fora por lesão, ou seja, de fato são três novas caras entre os titulares: Arthur, Neres e Richarlison. Na estreia contra a Bolívia, Arthur estava machucado e Tite optou por Fernandinho, também um veterano do Mundial que acabou cedo para a seleção nas quartas de final na derrota de 2 a 1 para a Bélgica.

LEIA MAIS:

Por que jogos do Brasil na Copa América com ingressos esgotados não lotam estádio

Como Ibrahimovic fez Marquinhos mudar de estilo e ser referência na seleção

Tite se aproxima de elenco e usa até apelidos para evitar novo 2018

Um dos mea-culpa de Tite depois de cair para os belgas foi o de ter demorado a entender que precisava mudar o time. A Copa do Mundo, como a agora a Copa América, é um torneio curto e não há tempo para insistir em algo que não está dando certo. Para a competição sul-americana o técnico trocou seu esquema tático, atuando agora com dois volantes e um homem de criação próximo dos três atacantes. A ideia é boa, mas a execução não tem sido.

Apostar em jogadores que não tiveram uma boa temporada nos clubes, como Philippe Coutinho, por exemplo, faz sentido para Tite porque, segundo o próprio, na seleção o jogador sempre entregou e no que pensa para o time ele encaixa perfeitamente. Esse é um velho problema que persegue treinadores da seleção: se cria um grupo, quase uma irmandade, e se dá pouca chance a novidades.

Contra o Peru, neste sábado (22) em São Paulo, Tite tem a chance de mudar esse panorama. Que aposte em Paquetá ou então em um ataque mais jovem, sub-23, com um veterano em Copas, mas ainda novo Gabriel Jesus (22) ao lado, por exemplo, de Neres e Everton, que já merece vaga de titular nesse time (Richarlison, também novato, não tem feito bons jogos). A hora de mexer é agora.

]]>
0
Por transparência, COL precisa abrir caixa-preta de ingressos na C. América http://marcelrizzo.blogosfera.uol.com.br/2019/06/17/por-transparencia-col-precisa-abrir-caixa-preta-de-ingressos-na-c-america/ http://marcelrizzo.blogosfera.uol.com.br/2019/06/17/por-transparencia-col-precisa-abrir-caixa-preta-de-ingressos-na-c-america/#respond Mon, 17 Jun 2019 04:00:31 +0000 http://marcelrizzo.blogosfera.uol.com.br/?p=9919 O COL (Comitê Organizador Local) precisa divulgar a quantidade de ingressos colocados à venda para cada partida da Copa América. E já que decidiu divulgar a renda dos jogos, algo incomum nessas Copas de seleções, também quanto vendeu para cada setor. Isso é fundamental para se entender os valores milionários que estão sendo divulgados mesmo com estádios vazios.

Em Copas do Mundo, por exemplo, a Fifa não mostra o valor da renda dos confrontos. Somente público presente, o que normalmente engloba o geral, aquele que compra o ingresso comum, mas também os convidados, VIPs e gratuidades, se ocorrer isso. Receita de ingressos com o Mundial aparece somente no balanço da entidade, no ano seguinte.

LEIA MAIS:

Brasil engrena, faz um com ajuda do VAR e vence a Bolívia na estreia da Copa América

Tite indica Arthur no lugar de Fernandinho para encarar a Venezuela em Salvador

Tem jogo da Copa América com apenas 1,4 mil ingressos perto da abertura

O COL talvez tenha superestimado o torcedor brasileiro ao definir o preço dos ingressos para a competição. Um mínimo de R$ 120 para ver Bolívia x Venezuela não vai atrair torcida, nem no Mineirão, onde ocorrerá o jogo, nem em qualquer outro lugar. Copa América não é Copa do Mundo, quando até mesmo um embate entre times de menor escalão atrai pela festa que a Fifa sabe fazer (apesar de alguns problemas que vêm agregados a isso, como o raio fechado ao redor do estádio que afeta moradores).

Ainda no talvez, já que o COL até a edição desse texto não tinha se posicionado sobre a renda milionária de R$ 22 milhões de Brasil x Bolívia, na abertura, que não bate com os pouco mais de 46 mil presentes levando em conta o preço dos bilhetes: é possível que os valores englobem pacotes de hospitalidade, com patrocinadores e áreas VIP de camarotes, e a organização quis mostrar que a receita alta poderia demonstrar o sucesso da competição. Acabou tendo efeito contrário.

]]>
0
Tite flerta com o perigo ao abraçar atletas lesionados na Copa América http://marcelrizzo.blogosfera.uol.com.br/2019/06/14/tite-flerta-com-o-perigo-ao-abracar-atletas-lesionados-na-copa-america/ http://marcelrizzo.blogosfera.uol.com.br/2019/06/14/tite-flerta-com-o-perigo-ao-abracar-atletas-lesionados-na-copa-america/#respond Fri, 14 Jun 2019 10:00:26 +0000 http://marcelrizzo.blogosfera.uol.com.br/?p=9912

Ederson tem lesão, mas foi mantido na Copa América (Crédito: Lucas Figueiredo/CBF)

Cafu foi duas vezes campeão do mundo, em 1994 e 2002, e como embaixador da Copa América teve que responder em evento da competição, na quinta (13), se o Brasil sofreria muito sem Neymar. Rápido, lembrou que em 2002 o time dirigido por Luiz Felipe Scolari perdeu Emerson, capitão da equipe, na véspera da estreia contra a Turquia. Lesão boba, brincando de goleiro no rachão.

Torneio de tiro curto é assim, não dá para esperar atleta se recuperar por menor que seja a previsão de recuperação. A cautela prevê o corte, mas é sempre algo doloroso para treinador e jogador. Não são poucos os técnicos que costumam dizer que cortes tão perto de campeonatos costumam abalar elencos. Tite, mais uma vez, convive com esse drama na seleção e seu método parece ser o de deixar o grupo junto.

LEIA MAIS:

Seleção anuncia que Ederson tem lesão, mas ele será mantido na Copa América

CBF confirma seleção de branco na estreia da Copa América

Como a dúvida por Arthur pode afetar a seleção na Copa América

Ederson é goleiro, posição no futebol na qual é impossível improvisar. E se machucou, lesão muscular, aparentemente leve, mas que o deixará fora da estreia da seleção na Copa América nesta sexta (14), contra a Bolívia, no Morumbi. Tempo de recuperação? Alguns dias, segundo a CBF.

Tite flerta com o perigo mantendo atletas lesionados no elenco, algo que já havia ocorrido na Copa do Mundo de 2018. No ano passado, o volante Fred não foi desconvocado apesar de sofrer uma lesão já com a seleção, na preparação da Copa. Não teve condição de jogo naquele Mundial, mas ficou.

Renato Augusto fez o gol na derrota de 2 a 1 para a Bélgica, nas quartas de final, mas também foi ao Mundial sem estar 100%. É um risco para uma seleção fazer isso em um torneio com sete ou seis jogos, já que os elencos são limitados a 23. Fred e Renato Augusto limitados parte da competição diminuíram as opções para 18 atletas de linha.

Nesta Copa América do Brasil as lesões voltaram a atormentar Tite. Primeiro Neymar, craque do time, que precisou ser cortado por um probema no tornozelo direito que demoraria um mês para melhorar, segundo boletim do clube do atleta, o PSG. Decisão necessária. Mas há jogadores no elenco recém recuperados de problemas médicos que deixam um ponto de interrogação enorme no grupo.

Thiago Silva tem treinado bem, foi titular no amistoso contra Honduras e será frente a Bolívia, mas fez uma cirurgia recente, simples, mas ele não é mais um garoto aos 34 anos. Fagner se apresentou machucado, um edema muscular na coxa esquerda. Parece recuperado, mas problemas musculares sempre são uma incógnita em times de futebol.

Arthur, titular do meio de campo, levou uma pancada no confronto contra Honduras no Beira-Rio, em Porto Alegre, no domingo (9). Contusões (por choque) normalmente são menos problemáticas do que lesões musculares, por exemplo, mas o volante treinou limitado essa semana e ficará no banco na estreia da Copa América. Mais um que iniciará o torneio sem estar 100%.

Não há mais o que Tite fazer se todos esses problemas voltarem ou piorarem, já que a data limite para corte se encerrou na noite desta quinta (13). O caso de Ederson pode se tornar emblemático em manter atletas machucados para eventos curtos. Ele é goleiro, imagine então se Alisson se lesiona contra a Bolívia? Tite pode só ter Cássio para encarar a Venezuela na terça (18), em Salvador.

]]>
0
Copa América organizada às pressas vai sofrer para empolgar o torcedor http://marcelrizzo.blogosfera.uol.com.br/2019/06/11/copa-america-organizada-as-pressas-vai-sofrer-para-empolgar-o-torcedor/ http://marcelrizzo.blogosfera.uol.com.br/2019/06/11/copa-america-organizada-as-pressas-vai-sofrer-para-empolgar-o-torcedor/#respond Tue, 11 Jun 2019 10:00:39 +0000 http://marcelrizzo.blogosfera.uol.com.br/?p=9904 A três dias da abertura da Copa América, pouco se fala na competição. O calendário do futebol brasileiro explica em parte o desânimo com o torneio que será realizado no país, já que um dia antes de Brasil x Bolívia, sexta-feira (14) no Morumbi, há rodada do Brasileirão com o líder Palmeiras em campo em São Paulo, mesma cidade em que começa a copa da Conmebol.

Não há nem tempo hábil para virar a chavinha, mas não é só isso que faz com que a Copa América, realizada no Brasil pela última vez há 30 anos, não empolga aos torcedores — como mostrou matéria nesta terça (11) do UOL Esporte, tem jogo, como Japão x Equador, que não vendeu nem 2 mil ingressos. Há preocupação na Conmebol.

LEIA MAIS:

Copa América tem jogo com 1,4 mil ingressos vendidos e preocupa a Conmebol

Perto da estreia Brasil tem pior público em cinco anos e decepciona Tite

Quanto cada seleção ganhará pela participação na Copa América

A impressão que passa é que a organização da Copa América foi feita às pressas. Em audiência pública na Comissão do Esporte, na Câmara Federal, em maio, Agberto Guimarães, diretor de operações do Comitê Organizador Local (COL), disse aos deputados que foi a competição da qual participou em que menos tempo teve para trabalhar — ele esteve em importantes torneios realizados recentemente no país, como o Pan-2007 e os Jogos Olímpicos Rio-2016.

O COL iniciou atividades em janeiro de 2018, um ano e meio antes da Copa América, tempo bem mais curto do que outros eventos tiveram para preparação. Mesmo nesse período, porém, houve percalços. Essa é a primeira Copa América organizada pela Conmebol depois do escândalo de corrupção que abalou o futebol e que levou vários cartolas sul-americanos para a prisão — três dos últimos quatro presidentes da confederação sul-americana foram presos, além do ex-presidente da CBF José Maria Marin. Há, portanto, preocupação em não gastar muito.

E isso está também afetando a organização. Aprentemente a divulgação do torneio não está sendo a ideal, por isso não se estranha que partidas que não sejam do Brasil estejam com procura baixa por entradas Outro ponto é que os estádios não foram entregues com antecipação para a Conmebol prepará-los. O Maracanã, que será palco da final, teve jogo no final de semana. O torcedor dessa maneira demora mais a se desapegar de seu clube, algo que normalmente já é complicado.

Pode ser que a Copa América empolgue, tenha bons jogos, os estádios não fiquem vazios e o torneio seja considerado um sucesso. Mas é difícil, hoje, imaginar que isso aconteça.

]]>
0
Tite usa (sua) razão para trocar Neymar por Willian. Mas povão quer emoção http://marcelrizzo.blogosfera.uol.com.br/2019/06/07/tite-usa-sua-razao-para-trocar-neymar-por-willian-mas-povao-quer-emocao/ http://marcelrizzo.blogosfera.uol.com.br/2019/06/07/tite-usa-sua-razao-para-trocar-neymar-por-willian-mas-povao-quer-emocao/#respond Fri, 07 Jun 2019 13:10:43 +0000 http://marcelrizzo.blogosfera.uol.com.br/?p=9898

Willian foi convocado para o lugar de Neymar e jogará a Copa América(Crédito: Emmanuel Dunand/AFP)

Você gostaria de Willian no seu time? Nove em dez torcedores responderiam sim (e o décimo falaria não por birra). Você gostaria de Willian na seleção? Nove em dez pessoas responderiam não. Por quê? Porque a opção de Tite para substituir Neymar, cortado da Copa América por lesão, foi feita principalmente com razão, particular do técnico, claro. E o povão quer emoção, que é o que falta a essa seleção.

LEIA MAIS:

Tite convoca Willian para o lugar de Neymar para a Copa América

Neymar e cortado da seleção brasileira após lesão no tornozelo

Vinicius Jr. seria emoção, garoto de 18 anos com futuro pela frente, titular do Real Madrid na última temporada depois de sair do clube mais popular do Brasil, o Flamengo. Lucas Moura seria emoção, mais experiente com 26 anos, que teve uma temporada vibrante no Tottenham e chegou à final da Liga dos Campeões. Dudu seria emoção, uma novidade que poderia até dividir o público brasileiro por questões de clubismo (joga no Palmeiras), mas seria uma atração para um Brasil em uma Copa América que sem Neymar perde a graça.

Willian é a solução prática. Taticamente é o que Tite acha o ideal, e ele precisa ganhar essa Copa América. Não que será demitido se perder, mas seu trabalho, empolgante no início e agora começando a ser questionado, precisa de uma taça para recuperar a confiança, não só do torcedor. Elencos de futebol começam a ficar com a pulga atrás da orelha quando as taças não chegam. E Tite precisa de seu elenco.

O risco é que a torcida não compre a razão. Em Brasília, ainda com Neymar integrado, a recepção foi calorosa e um estádio que não estava cheio curtiu a seleção, mesmo com ao camisa 10 já fora machucado. Tem que ver se outros estados terão a mesma paciência.

]]>
0
Neymar: a pergunta agora é por que ele não será o melhor do mundo http://marcelrizzo.blogosfera.uol.com.br/2019/06/04/neymar-a-pergunta-agora-e-por-que-ele-nao-sera-o-melhor-do-mundo/ http://marcelrizzo.blogosfera.uol.com.br/2019/06/04/neymar-a-pergunta-agora-e-por-que-ele-nao-sera-o-melhor-do-mundo/#respond Tue, 04 Jun 2019 10:00:49 +0000 http://marcelrizzo.blogosfera.uol.com.br/?p=9890

Neymar sente o joelho durante treino da seleção em Teresópolis (Crédito: Pedro Martins/Mowa Press)

Em meados de 2013, quando finalmente Neymar se transferiu do Santos para o Barcelona a pergunta era quando, e não se, o atacante seria o melhor jogador do mundo. Por tudo o que tinha feito no Brasil, e a expectativa que gerava na Europa, era dado como certo que ele seria o sucessor de Lionel Messi e Cristiano Ronaldo, que já se revezavam no posto.

Seis anos se passaram e a pergunta agora é outra: por que Neymar nunca será o melhor jogador do mundo? Aos 27 anos era para o atacante estar no ápice da carreira, fisicamente e tecnicamente, mas uma soma de fatores dentro e fora de campo faz com que o desejo do atleta fique distante.

LEIA MAIS:

Neymar é acusado de estupro em Paris; mulher registrou BO em SP

Fantasma de lesões volta a atormentar Neymar e assombra seleção brasileira

Neymar agride torcedor do Rennes após vice campeonato na França

Não acredito que Neymar consiga se tornar o melhor jogador do planeta, e não digo apenas receber o troféu que a Fifa dá anualmente e que, muitas vezes, não reflete de fato quem é o craque daquele momento. A votação da Fifa envolve fatores políticos e muitas vezes ser considerado o primeiro pela opinião pública pode significar mais (até mesmo comercialmente).

A mais recente polêmica extracampo, a acusação de estupro é um ingrediente grave em um roteiro que se encaminha para que Neymar tenha uma carreira de altos e baixos e, talvez, seja lembrado pelos baixos. Esse caso deve ser investigado por quem tem que investigar (polícia) e julgado por quem tem que julgar (justiça), portanto não é ele isolado, independentemente do resultado, que vai minar a carreira do Neymar. Há um conjunto da obra.

Soco em torcedor, reclamação acintosa contra arbitragem, a fama de cai-cai que o persegue desde que chegou à Europa, acusações de que sonegou impostos (que atingiu vários jogadores famosos mundo afora) e as lesões. Hoje falamos de Neymar por esses assuntos e não por causa de golaços e de dribles geniais.

Nenhuma pessoa, por mais fria que seja, conseguiria se manter tranquila com todas essas situações ocorrendo quase que simultaneamente. Neymar sempre foi blindado por um estafe que na gestão comercial se mostrou competente, mas na de carreira apresentou falhas. Blindá-lo da vida real talvez tenha sido uma delas.

As acusações extracampo podem ser provadas falsas, e outros atletas tiveram carreiras mantidas com problemas semelhantes. Há, porém, o fator lesão: Neymar há duas temporadas não consegue se manter saudável, seja pelo problema no pé que o tirou de jogos do PSG e o fez jogar a Copa do Mundo da Rússia com dor, ou por outros menores, como o incômodo no joelho que o deixou fora de treinos da seleção na preparação para a Copa América.

Se não se mantiver saudável, esqueça brigar para ser o melhor do mundo. E se a cabeça não estiver em paz, o corpo sente.

]]>
0
Tite acena que pode correr menos riscos com Coutinho na Copa América http://marcelrizzo.blogosfera.uol.com.br/2019/05/31/tite-acena-que-pode-correr-menos-riscos-com-coutinho-na-copa-america/ http://marcelrizzo.blogosfera.uol.com.br/2019/05/31/tite-acena-que-pode-correr-menos-riscos-com-coutinho-na-copa-america/#respond Fri, 31 May 2019 04:00:17 +0000 http://marcelrizzo.blogosfera.uol.com.br/?p=9878

Philippe Coutinho pode começar Copa América no banco (Crédito: Pedro Martins/Mowa Press)

Foi um esboço, ainda faltam chegar jogadores, Neymar está se recuperando de dores no joelho e nem treinando no campo está, mas Tite deu um sinal de que a má fase de Philippe Coutinho no Barcelona pode afetar sim a participação do meia na seleção brasileira. No treino fechado de quinta (30) para a imprensa, e aberto para convidados que se divertiram em lives de redes sociais mostrando o time, Lucas Paquetá trabalhou no que se pode chamar neste momento de equipe titular.

“Eu corro todos os riscos como treinador, inclusive esse (manter o Coutinho titular). Esses riscos e a pressão em cima das minhas escolhas são inevitáveis do cargo e do meu trabalho. A minha coerência com o Coutinho é dar uma sequência ao trabalho dele”, disse Tite após os amistosos de março. Pós convocação para a Copa América, há duas semanas, novamente o técnico disse que tinha que levar em conta o que Coutinho fez pela seleção para acreditar nele.

LEIA MAIS:

Coutinho chega à seleção após ano ruim e vira foco de pressão em Tite

Coutinho entra na mira de Chelsea, United e PSG, diz jornal

Veja quais serão os jogos do Brasil na Copa América

O esboço de time que colocou em campo mostra que o técnico pode correr menos riscos. É cedo para falar em escalação para a estreia na Copa América, em 14 de junho contra a Bolívia, mas o esqueleto que colocou em campo na quinta pode ser a base para o amistoso de quarta (5), contra o Qatar, em Brasília.

Se Paquetá render nos treinos, pode ser esse homem de ligação que Tite parece querer para a Copa América. Há preocupação sobre como Coutinho tem absorvido as criticas que recebeu no Barcelona, não é descartado que seja negociado, portanto a confiança do treinador no meia pode continuar alta, mas não está intacta.

Neymar pode não estar recuperado das dores e ser poupado contra o Qatar, Alisson e Firmino estarão recém-chegados da Europa, onde sábado (1) jogam a final da Liga dos Campeões, e não estarão em campo em Brasília (devem ficar no banco). No ataque, Neres, Richarlison e Gabriel Jesus aparecerão no amistoso provavelmente, mas dois fatalmente sairão quando Neymar e Firmino estiverem prontos.

]]>
0
Neymar não é mais o capitão da seleção, mas Tite ainda “arrasta” a novela http://marcelrizzo.blogosfera.uol.com.br/2019/05/28/neymar-nao-e-mais-o-capitao-da-selecao-mas-tite-ainda-prolonga-a-novela/ http://marcelrizzo.blogosfera.uol.com.br/2019/05/28/neymar-nao-e-mais-o-capitao-da-selecao-mas-tite-ainda-prolonga-a-novela/#respond Tue, 28 May 2019 04:00:49 +0000 http://marcelrizzo.blogosfera.uol.com.br/?p=9864

Neymar e Tite durante treino da Seleção Brasileira (Crédito: Marcello Zambrana/AGIF)

Tite fez o que todo mundo esperava: tirou a faixa de capitão de Neymar. O lateral-direito Daniel Alves terá a braçadeira na Copa América, função aliás que já seria dele na Copa do Mundo da Rússia se não fosse a lesão que o deixou fora da competição. Uma decisão que, ao que parece, estava tomada há algum tempo, mas que demorou a ser anunciada e ficaria ainda mais um tempo guardada se não fosse a revelação dos colegas da Globo.

É compreensível que o treinador queira anunciar com calma, após falar pessoalmente com as personagens da história, mas Dani já sabia, antes de chegar a Teresópolis, que será o capitão. Há dez dias, Tite anunciou os 23 convocados e o tema Neymar, faixa de capitão e comportamento do camisa 10 protagonizaram o evento. O técnico poderia, ali, ter matado o assunto, anunciado Dani como o capitão, dando sua explicação para a decisão e ponto final.

LEIA MAIS:

Tite tira faixa de Neymar e Daniel Alves será o capitão na Copa América

Neymar agride torcedor do Rennes após derrota na final da Copa da França

Neymar reclama de pênalti marcado contra o PSG: “Uma vergonha”

O caso, porém, se prolongou. E ainda se prolongará. Dani desembarca em Teresópolis nesta terça (28), e já estará ao lado de Neymar, que antecipou sua chegada no final de semana passado. E sabe quando Tite dará sua primeira entrevista na Granja Comary, pré-amistosos data Fifa e Copa América? A previsão é 4 de junho, daqui a uma semana portanto, na véspera do amistoso contra o Qatar. Serão pelo menos mais sete dias em que o assunto Neymar, Dani Alves e capitão da seleção vai tomar conta das manchetes.

Fatos extracampo tiraram a tarja de Neymar: a reclamação contra a arbitragem e a agressão a um torcedor após derrota para o Rennes na final da Copa da França, que renderam suspensões pelo PSG na França. Quando decidiu fazer de seu camisa 10 e melhor jogador o capitão da seleção, Tite disse que era hora de Neymar ter mais responsabilidade. A princípio essa ideia falhou. Resta saber o que pensa o treinador agora para motivar seu craque.

]]>
0
Cobertura da Copa América http://marcelrizzo.blogosfera.uol.com.br/2019/05/27/cobertura-da-copa-america/ http://marcelrizzo.blogosfera.uol.com.br/2019/05/27/cobertura-da-copa-america/#respond Mon, 27 May 2019 04:00:47 +0000 http://marcelrizzo.blogosfera.uol.com.br/?p=9861
O blog vai participar da cobertura da seleção brasileira durante a Copa América, iniciando já nesta semana com os preparativos do time de Tite no centro de treinamento da CBF, em Teresópolis (RJ). Durante o período o canal mudará um pouco o foco, com textos opinativos sobre a competição e a seleção brasileira. Acompanhem.
]]>
0