Furacão da Copa, Jairzinho substitui ex-parceiro em conselho do governo
Marcel Rizzo
03/11/2017 11h30
Jair Ventura Filho, o Jairzinho campeão do mundo e artilheiro do Brasil na Copa do Mundo de 1970, é o mais novo integrante do Conselho Nacional do Esporte (CNE), órgão vinculado ao Ministério do Esporte.
Jairzinho, conhecido como Furacão da Copa por ter marcado em todos os jogos do Mundial do México, ocupará a vaga deixada por Carlos Alberto Torres, lateral que foi o capitão do time campeão em 1970 e que morreu em outubro de 2016.
O ex-atacante ocupará uma das vagas destinadas no Conselho aos "representantes do esporte nacional". Nesse posto estão, por exemplo, as medalhistas olímpicas de vôlei de praia Jacqueline Silva e de quadra Fabi, o ex-nadador, e também medalhista olímpico, Edvaldo Valério, e o mestre em artes marciais Carlos Gracie.
O presidente do Conselho é o ministro do esporte, Leonardo Picciani, e há representantes também de entidades, como o COB (Bernard Rajzman), CBF (Manoel Flores), dos atletas (Lars Grael), e secretários do ministério, como o ex-judoca Rogério Sampaio, do esporte de alto rendimento.
A função do conselho, segundo sua própria definição, é ajudar "no desenvolvimento de políticas em prol do desporto nacional, representando um passo a mais na criação de novas perspectivas para o futuro do esporte no país".
Na última reunião, por exemplo, realizada dia 6 de outubro, foram discutidos temas como exames antidoping no futebol, regulamentação de regras para o rugby, pagamento de impostos para aqueles que recebem o Bolsa-Atleta, entre outros.
Curiosamente, a reunião ocorreu um dia depois da prisão do ex-presidente do COB Carlos Arthur Nuzman, acusado de lavagem de dinheiro, evasão de divisas e formação de quadrilha — ele já foi libertado e responderá em liberdade. Nenhuma palavra sobre o assunto foi tratada no encontro, realizado no Rio.
Jairzinho participou na semana passada de um evento organizado pelo governo federal em parceria coma CBF, na sede da entidade que controla o futebol no Brasil, no Rio. Ele foi apresentar detalhes de um projeto social que criou, o Fábrica de Talentos Furacão, que atende 150 crianças no Rio. Na ocasião ele já havia sido convidado, e aceitado, participar do CNE.
Ídolo do Botafogo nos anos 60 e 70, Jairzinho vê, hoje, seu filho, Jair Ventura, se destacar como técnico do clube e ser cobiçado por outros times para 2018.
Sobre o Autor
Marcel Rizzo - Formado em jornalismo em 2000 pela PUC Campinas, passou pelas redações do Lance!, Globoesporte.com, Jornal da Tarde, Portal iG e Folha de S. Paulo, no qual editou a coluna Painel FC. Cobriu Copas do Mundo, Olimpíada e dezenas de outros eventos esportivos.
Sobre o Blog
Notícias dos bastidores do esporte, mas também perfis, entrevistas e personagens com histórias a contar.