Topo

'São' Marcos pode ser arma para aproximar Lucas Lima e torcida do Palmeiras

Marcel Rizzo

30/11/2017 04h00

Lucas Lima vai jogar no Palmeiras em 2018 (Crédito: Divulgação/Santos)

O trabalho de uma nova imagem de Lucas Lima aos torcedores palmeirenses será a tarefa da direção do clube e do estafe do jogador em dezembro, antes do início da temporada 2018. O meia será atleta do Palmeiras no ano que vem, mas só poderá assinar contrato em janeiro, quando seu vínculo com o Santos estará terminado.

"São" Marcos, o ex-goleiro que é um dos principais ídolos da história do clube, e o título da Copa Rio 1951, que o clube considera como primeiro Mundial de Clubes, podem ser usados como ferramentas para aproximar o atleta da torcida.

Serão dois os pontos a serem atacados por um "novo Lucas Lima": o primeiro é amenizar uma relação conturbada entre o jogador e torcedores palmeirenses, que nos últimos dois anos trocaram provocações por meio de redes sociais — em 2015 e 2016 Palmeiras e Santos disputaram títulos, da Copa do Brasil e do Brasileiro, e o atleta não se incomodava em provocar quando o rival perdia, por exemplo.

O segundo ponto é mostrar que o meia de 27 anos está motivado para defender o clube da capital. Ele não teve nos últimos meses uma produção satisfatória no Santos, caindo de rendimento próximo ao fim de seu contrato o que valeu críticas na Vila Belmiro a ponto de ser afastado das últimas partidas.

Num primeiro momento serão justamente as redes sociais, o meio usado para a discórdia entre o atleta e a torcida alviverde, que levarão o recado de Lucas Lima aos palmeirenses. O esforço será para mostrar que ele escolheu jogar no Palmeiras. Além da proposta de renovação do Santos, houve oferta do Fenerbahçe, da Turquia, e de um clube chinês. Lucas Lima preferiu ficar no Brasil, e escolheu o Palmeiras será o tom da campanha.

Ainda não se escolheu o número que ele vai usar na camisa (a 10, a princípio, ficará com Moisés), mas tenta-se encontrar algo que o deixe mais próximo dos torcedores. Se pensou na 12, do ídolo "São" Marcos e que hoje pertence ao lateral-direito Mayke, ou até a 51, que lembraria o título da Copa Rio de 1951.

Marcos, aliás, pode ser usado como uma espécie de "garoto-propaganda" da chegada de Lucas Lima, aparecendo com ele em algum evento ou em recados via redes sociais mostrando aprovação à contratação e pedindo apoio do torcedor. Mas para isso seria precisa um novo acordo entre o clube e o ex-goleiro, que desde 2015 não atua mais como embaixador do clube, como mostrou a Folha de S. Paulo em fevereiro.

A avaliação é que com boas atuações de Lucas Lima qualquer resquício de problemas no passado será esquecido rapidamente. Mas que é preciso um trabalho de "simpatização" do meio-campista, principalmente antes do início das competições, em janeiro.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

'São' Marcos pode ser arma para aproximar Lucas Lima e torcida do Palmeiras - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o Autor

Marcel Rizzo - Formado em jornalismo em 2000 pela PUC Campinas, passou pelas redações do Lance!, Globoesporte.com, Jornal da Tarde, Portal iG e Folha de S. Paulo, no qual editou a coluna Painel FC. Cobriu Copas do Mundo, Olimpíada e dezenas de outros eventos esportivos.

Sobre o Blog

Notícias dos bastidores do esporte, mas também perfis, entrevistas e personagens com histórias a contar.


Marcel Rizzo