Topo

A Copa do Mundo tem muito jogo feio? No Qatar, em 2022, isso pode mudar

Marcel Rizzo

20/06/2018 05h30

Neymar se machucou em março atuando pelo PSG (Crédito: Thibault Camus/AP)

A próxima Copa do Mundo, a de 2022 no Qatar, está marcada por enquanto por suspeitas de corrupção (compra de votos de membros do Conselho da Fifa), mas pode ser importante para abrir um debate sobre o calendário do torneio: o Mundial pode ter jogos de mais qualidade se disputado em outra época do ano? Por causa do calor, o torneio no Oriente Médio será de 21 de novembro a 18 de dezembro, e não entre junho e julho como de tradição.

Segundo a Fifa, cerca de 80% dos jogadores convocados para jogar a Copa da Rússia atuam em clubes que têm o calendário começando em agosto e terminando em maio. A cada quatro anos, esses jogadores perdem suas férias para disputar uma Copa do Mundo depois de cansativa temporada. Não é estranho que vários cheguem "baleados".

O brasileiro Neymar e o egípcio Salah foram para a Rússia se recuperando de lesões por contato, pancadas, que poderiam ter acontecido em qualquer época do ano. Mas especialistas em preparação física dizem que o fato de esses problemas terem ocorrido mais ao fim da temporada atrasam relativamente o processo de recuperação quando o atleta já está com o machucado curado e precisa retomar os treinos físicos. O corpo já está cansado.

O calendário de Neymar nos últimos anos, por exemplo, foi insano. De 2011, quando já era estrela da seleção, até 2016 nunca conseguiu parar no meio da temporada. De 2011 a 2013 ainda defendia o Santos, portanto seu calendário era de janeiro a dezembro, e tirava férias no fim do ano. Mas quando foi para o Barcelona, emendou Copa das Confederações 2013, Copa do Mundo em 2014, Copa América do Chile em 2015, e Olimpíada em 2016 (descansou alguns dias antes porque foi poupado da Copa América do Centenário, nos EUA). Só teve férias completas em 2017.

Se o Mundial do Qatar tiver uma explosão de bons jogos, atletas que nem estarão ainda em meio de temporada voando em campo, muitos gols, menos craques lesionados ou em demorado processo de recuperação, a Fifa poderá se questionar: a Copa do Mundo ocorre na data ideal?

A se pesar: a Fifa não parece muito interessada em melhorar ou discutir o calendário, já que pretende criar dois novos torneios, um de seleções e outro de clubes, que deixariam as datas para os jogadores ainda mais apertadas.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

A Copa do Mundo tem muito jogo feio? No Qatar, em 2022, isso pode mudar - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o Autor

Marcel Rizzo - Formado em jornalismo em 2000 pela PUC Campinas, passou pelas redações do Lance!, Globoesporte.com, Jornal da Tarde, Portal iG e Folha de S. Paulo, no qual editou a coluna Painel FC. Cobriu Copas do Mundo, Olimpíada e dezenas de outros eventos esportivos.

Sobre o Blog

Notícias dos bastidores do esporte, mas também perfis, entrevistas e personagens com histórias a contar.


Marcel Rizzo