Topo

Libertadores trava data da Supercopa brasileira entre Flamengo e Athletico

Marcel Rizzo

21/12/2019 04h00

A diretoria de competições da CBF quebra a cabeça para encaixar a Supercopa brasileira no calendário de 2020. Previamente marcada para 19 de janeiro ela será adiada porque o Flamengo, campeão da Série A, está na disputa do Mundial de Clubes, no Qatar, e não teria os 30 dias de férias obrigatórios se entrasse em campo em meados de janeiro. O jogo será contra o Athletico-PR, vencedor da Copa do Brasil, tudo acertado para ser em Brasília. Com os dois times na Libertadores, a data da partida ficou travada principalmente após a Conmebol divulgar o calendário de seu torneio.

A CBF não anunciou a sede ainda porque falta a assinatura do contrato com a Arena BSB, empresa que a partir de janeiro administrará o estádio Mané Garrincha na capital federal. Mas o jogo por lá já é dado como certo a ponto de o governo do Distrito Federal e os executivos da Arena BSB participarem da discussão para encontrar uma data ideal para o confronto.

LEIA MAIS

Brasília deve receber jogo entre campeões da Série A e da Copa do Brasil

Clubes terão desfalques por um mês e meio durante o Brasileiro de 2020

Promotoria investiga uso do Mané Garrincha em Fan Fest de Flamengo x River

A CBF gostaria de manter o jogo para as 16h de um domingo, mas não está fácil encaixar nos primeiros meses do ano. A ideia de recriar a Supercopa, um confronto único entre os campeões do Brasileirão e da Copa do Brasil, era de que ela abrisse a temporada do futebol brasileiro. A data de 19 de janeiro, portanto, era estratégica a três dias do início dos Estaduais, em 22 de janeiro. Mas com o Flamengo de férias a opção em manter essa data era ter um time do Rio totalmente de garotos em campo, o que não seria conveniente para a CBF que quer o evento prestigiado até para tentar atrair parceiros comerciais.

Uma data surgiu há alguns dias, o 15 de março, como revelou o Correio Braziliense, e os clubes precisariam perder partidas dos Estaduais, mas não durou muito. Primeiro porque nesse dia o Campeonato Paranaense marca sua última rodada, quando todos os jogos têm que ocorrer no mesmo dia e horário e, além disso, há o tradicional clássico Coritiba x Athletico, o Atletiba, agendado. A tabela da fase de grupos da Libertadores acabou por eliminar o 15 de março das negociações porque o Athletico jogará em 17 de março, dois dias depois portanto, fora de casa contra adversário ainda a ser definido.

Hoje já há uma possibilidade de a Supercopa não ocorrer num domingo, mas em alguma quarta-feira de fevereiro em que Flamengo e Athletico terão agendas livres quando a Libertadores e a Copa do Brasil estão em suas fases iniciais, sem a participação dos dois times. Alguma definição só deve ser anunciada nas primeiras semanas de 2020 já que a CBF entrará em recesso.

A CBF pretende, inicialmente, que a Supercopa seja disputada em locais que as grandes equipes do Brasil vão com menos frequência, neutros portanto. Não é um pré-requisito terem sido construídos ou reformados para a Copa-2014, mas para a primeira edição a confederação quer uma arena com melhor estrutura, e vê isso em Brasília. Belém, terra do ex-presidente da CBF Antônio Carlos Nunes, demonstrou interesse e pode aparecer como sede nos próximos anos, assim como Manaus e Natal.

A Supercopa já ocorreu por duas oportunidades, logo que a Copa do Brasil foi lançada em 1989. Em 1990 o Grêmio venceu por 2 a 0, no agregado, o Vasco (foram duas partidas) e no ano seguinte o Corinthians bateu o Flamengo em jogo único por 1 a 0.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Libertadores trava data da Supercopa brasileira entre Flamengo e Athletico - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o Autor

Marcel Rizzo - Formado em jornalismo em 2000 pela PUC Campinas, passou pelas redações do Lance!, Globoesporte.com, Jornal da Tarde, Portal iG e Folha de S. Paulo, no qual editou a coluna Painel FC. Cobriu Copas do Mundo, Olimpíada e dezenas de outros eventos esportivos.

Sobre o Blog

Notícias dos bastidores do esporte, mas também perfis, entrevistas e personagens com histórias a contar.


Marcel Rizzo