Topo

Marcel Rizzo

Palmeiras já tem favorito para substituir Mina: o ex-corintiano Gil

Marcel Rizzo

13/09/2017 04h00

Gil comemora gol pelo Shandong Luneng (Crédito: Reprodução Twitter)

O Palmeiras já procura um substituto para o zagueiro colombiano Yerry Mina, que em 2018 vai defender o Barcelona. O preferido, hoje, é Gil, que está no Shandong Luneng, da China.

O acerto entre Palmeiras e Barça prevê que Mina vá para a Espanha após a Copa do Mundo da Rússia, em julho do ano que vem – o clube espanhol tentou antecipar a chegada do zagueiro para a janela de transferências de janeiro, mas o Palmeiras só vai liberá-lo mesmo no meio de 2018.

Aos 30 anos, Gil deixou o Corinthians, onde foi campeão brasileiro em 2015, no início de 2016, para trabalhar no Shandong com Mano Menezes. Só que na metade do ano, o treinador brasileiro saiu do clube e o alemão Felix Magath foi contratado. Famoso por arrumar confusões com brasileiros, como o meia Diego no Wolfsburg, Magath encontrou um Shandong cheio de atletas do Brasil, o que causou apreensão.

Gil, porém, se manteve na equipe, e hoje vive sua melhor fase, inclusive fazendo gols. Seu contrato vai até o fim de 2020, mas o Palmeiras pode fazer uma oferta de empréstimo, com valor de compra fixado (diferentemente de Jucilei, emprestado ao São Paulo pelo Shandong sem quantia fixada) ou até mesmo investir com dinheiro da patrocinadora para ter Gil em definitivo.

O problema, para comprá-lo, é a idade do atleta, o que dificilmente faria com que o clube tivesse lucro como teve, por exemplo, com Vitor Hugo, contratado do América-MG aos 24 anos, R$ 6 milhões por 50%, que depois rendeu ao Palmeiras R$ 15 milhões com a venda à Fiorentina (ITA).

Há também a questão de que Paulinho, negociado do Ganghzou Evergrande ao Barcelona, abriu caminho para atletas da China ao mercado europeu de médio e grandes clubes, o que poderia ser uma concorrência ao Palmeiras no caso de Gil — aliado ao fato de os chineses terem diminuído o ritmo de investimento no futebol. O jogador já teve passagem pelo futebol francês (Valenciennes) e já disse em entrevista que gostaria de voltar a jogar no continente.

O Palmeiras já tem um zagueiro contratado para o ano que vem, Emerson Santos, do Botafogo. É um perfil diferente de Gil, já que é mais jovem, tem 22 anos, e chega como aposta como outros jogadores contratados para a posição, como Luan e Antônio Carlos. Gil, se contratado, seria para ser titular imediatamente.

Sobre o Autor

Marcel Rizzo - Formado em jornalismo em 2000 pela PUC Campinas, passou pelas redações do Lance!, Globoesporte.com, Jornal da Tarde, Portal iG e Folha de S. Paulo, no qual editou a coluna Painel FC. Cobriu Copas do Mundo, Olimpíada e dezenas de outros eventos esportivos.

Sobre o Blog

Notícias dos bastidores do esporte, mas também perfis, entrevistas e personagens com histórias a contar.