Topo

Marcel Rizzo

Os dois motivos que fazem o Corinthians ter receio de negociar Walter

Marcel Rizzo

09/10/2017 10h00

Walter é a opção do Corinthians caso venda Cássio (Crédito: Rodrigo Gazzanel/Ag. Corinthians)

O receio do Corinthians com relação a uma possível saída do goleiro Walter se deve principalmente ao fato de que no clube não há certeza de que conseguirá segurar Cássio em uma das duas próximas janelas de transferência, em janeiro e agosto de 2018. A quase certa ida do titular para a Copa do Mundo da Rússia o transformará em alvo, avalia a cúpula corintiana.

Há também a questão financeira, e o clube vai precisar negociar atletas para melhorar a contabilidade (até junho de 2017 apresentou um déficit total no ano de R$ 35,5 milhões, destes R$ 17,8 milhões somente no departamento de futebol). O Corinthians tem 70% dos direitos econômicos de Cássio, enquanto tem apenas 5% de Walter. Vender Cássio é  mais vantajoso, portanto. Mas e se Walter sair em janeiro e Cássio em agosto? Esse é o dilema da direção.

As 30 anos, Cássio, que tem contrato com o Corinthians até o fim de 2019, recebeu sondagens do futebol turco e de times médios da Espanha e Itália nas três últimas janelas, de 2016 para 2017. Desde 2012 no Parque São Jorge, ele viveu o auge em 2012, com atuações decisivas para os títulos da Libertadores e Mundial, mas depois caiu de produção e chegou até a aparecer no banco de reservas.

2017, porém, foi sua volta por cima, que o levou inclusive para a seleção brasileira com Tite, técnico que o tirou do time em algumas partidas quando dirigia o Corinthians. A valorização do jogador chegará ao ápice no Mundial da Rússia, mesmo se for reserva de Alisson (Roma) e de Ederson (Manchester City), cenário atual mais provável depois de flertar com a titularidade com a irregularidade no gol da seleção.

Como não há uma certeza de que receberá uma proposta pelo seu goleiro titular, fica difícil para a diretoria corintiana convencer Walter de que sua hora vai chegar em 2018. Com 29 anos, o suplente chegou ao Corinthians em 2013, depois de passagens por times pequenos principalmente de Paraná e São Paulo. Quando requisitado para substituir Cássio, mostrou serviço, por isso não estranha que o São Paulo queira investir em sua contração.

Na última semana, o assunto esquentou a ponto do técnico corintiano Fábio Carille, em entrevista à TV Bandeirantes, afirmar quer não sabia se Walter ficaria, e que se interessa inclusive pelo lateral-esquerdo Reinaldo, que o São Paulo poderia envolver na negociação. No fim de semana, Walter, por meio de uma rede social, informou que qualquer acerto com o time do Morumbi não passa de boato e que será o primeiro a falar quando houver negociação.

Se perder os dois principais goleiros, o Corinthians teria que ir ao mercado ou apostar em Matheus Vidotto, 24, ou Caique França, 22, ambos crias da base. Vidotto tem passagens por seleções de base, e títulos na equipe de juniores do Corinthians. Mas, todos sabem no clube, goleiro é uma posição em que muitas vezes a experiente conta muito, ainda mais em um ano em que o Corinthians tentará o bicampeonato da Libertadores.

Sobre o Autor

Marcel Rizzo - Formado em jornalismo em 2000 pela PUC Campinas, passou pelas redações do Lance!, Globoesporte.com, Jornal da Tarde, Portal iG e Folha de S. Paulo, no qual editou a coluna Painel FC. Cobriu Copas do Mundo, Olimpíada e dezenas de outros eventos esportivos.

Sobre o Blog

Notícias dos bastidores do esporte, mas também perfis, entrevistas e personagens com histórias a contar.