Topo

Marcel Rizzo

SBT pega o lugar da Globo e vai transmitir a Copa do Nordeste em 2018

Marcel Rizzo

31/10/2017 16h45

O SBT fechou para transmitir a Copa do Nordeste de 2018 em TV aberta. A prioridade de compra era da Globo, que não aceitou os valores pedidos pelo Esporte Interativo, detentor dos direitos da competição.

O torneio realizado entre os principais times da região Nordeste abrirá o calendário do futebol brasileiro no ano que vem, em 14 de janeiro, e terá sua final disputada em 10 de julho, em meio à Copa do Mundo da Rússia.

Se em sua sede, São Paulo, o SBT tem um jornalismo tímido e ignora eventos esportivos, no Nordeste suas afiliadas têm um jornalismo popular reconhecido, e serão essas TVs que passarão o torneio, com três jogos por rodada.

O acerto foi comemorado nos bastidores pela Liga do Nordeste, que organiza o torneio em parceria com a CBF, e pelos executivos do Esporte Interativo, que continuará transmitido em TV fechada, porque a Globo só passava a competição para três estados: Ceará, Bahia e Pernambuco. Já o SBT fará a transmissão para oito dos nove estados nordestinos — somente Sergipe não terá partidas em TV aberta, pois não tem afiliada da emissora.

Para os clubes a mudança pode atrair novos patrocinadores. "Estamos animados por saber que a Copa do Nordeste terá ainda mais visibilidade", disse Alexi Portela, cartola da Liga do Nordeste.

Pela primeira vez em um torneio no futebol brasileiro a produção será centralizada. Uma empresa terceirizada fará a transmissão das imagens, que será usada por SBT e Esporte Interativo — que colocarão para trabalhar seus narradores e comentaristas separadamente. Até o ano passado, a Globo fazia uma produção e o EI outra na Copa do Nordeste.

"É um objetivo da CBF seguir um padrão nas transmissões, como acontece em muitos outros países. Vamos acompanhar e tornar essa tendência uma prática", disse Manoel Flores, diretor de competições da CBF.

A Copa do Nordeste, que para 2018 criou uma fase preliminar, mas para ser jogada ainda em 2017, terá 16 times divididos em quatro grupos. Os dois primeiros de cada avançam às quartas de final, e daí em diante é mata-mata até se chegar aos finalistas. O Sport, vice-campeão em 2017, abriu mão de sua participação alegando que a cota é baixa.

Sobre o Autor

Marcel Rizzo - Formado em jornalismo em 2000 pela PUC Campinas, passou pelas redações do Lance!, Globoesporte.com, Jornal da Tarde, Portal iG e Folha de S. Paulo, no qual editou a coluna Painel FC. Cobriu Copas do Mundo, Olimpíada e dezenas de outros eventos esportivos.

Sobre o Blog

Notícias dos bastidores do esporte, mas também perfis, entrevistas e personagens com histórias a contar.