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Marcel Rizzo

Com opção reduzida de jogos de clubes, Globo usa seleção por cota mais cara

Marcel Rizzo

13/09/2018 04h00

A Globo não terá em sua grade de TV aberta em 2019 a Liga dos Campeões de clubes da Europa e ainda não sabe se poderá transmitir todos os jogos da Série A do Brasileiro e a Copa Sul-Americana, mas agregou ao projeto comercial de suas transmissões no ano que vem os amistosos da seleção, as eliminatórias para a Copa-2022 e a Copa América, torneio que será no Brasil. A emissora aumentou em 35% o valor das cotas oferecidas a patrocinadores, comparado com 2018.

As seis cotas nacionais custam, cada uma, R$ 310 milhões — na proposta enviada aos clientes a empresa explica que R$ 298 milhões são referentes à TV aberta e R$ 12 milhões ao digital, vendidos conjuntamente. Em 2018, cada uma das seis cotas valia R$ 230 milhões. Segundo executivos do mercado publicitário ouvidos pelo blog, o valor bem inferior no ano passado foi porque a Globo dividiu em dois o projeto comercial e o referente à Copa do Mundo-2018, com todos os jogos da seleção no ano, foi vendido separadamente.

O blog apurou que o valor das cotas para 2019 pode ser negociado com desconto. Por meio da assessoria, a Globo avisou que não comenta informações estratégicas de seus planos comerciais. Os seis patrocinadores do futebol em 2018 (Ambev, Itaú, Chevrolet, Hypera Pharma, Unilever e Vivo) têm prioridade de compra até a próxima segunda, dia 17, às 16h. Se não optarem pela renovação a venda é aberta a outras empresas, inclusive concorrentes do mesmo setor.

95 transmissões

O mercado de patrocínio no futebol para a TV em 2019 será atípico por dois motivos: entrada de outras mídias na concorrência para direitos de transmissão, como o Facebook, que adquiriu pacotes para Liga dos Campeões e Libertadores, e principalmente porque a Turner, empresa norte-americana que detém a marca Esporte Interativo no Brasil, fechou com 16 clubes para a transmissão do Brasileiro da Série A em TV fechada.

Isso interferiu diretamente na negociação da Globo com os clubes para a TV aberta, principalmente com aqueles que têm contrato com a Turner para televisão fechada. Até agora, três dos 20 times que estão na Série A em 2018 não assinaram com a Globo para 2019: Palmeiras, Bahia e Atlético-PR não toparam um redutor oferecido justamente porque têm acordo com a concorrência para outra plataforma. Isso faz com que a emissora, no momento, não tenha o direito sobre 108 das 380 partidas da Série A do ano que vem, quase 30% da tabela, por causa da legislação que proíbe que um jogo seja transmitido sem a anuência das duas equipes.

O cardápio da Globo, por exemplo, não teria o clássico Corinthians x Palmeiras ou até mesmo a decisão do campeonato, valendo título na última rodada, caso estivessem em campo Palmeiras, Bahia ou Atlético-PR. Esses detalhes não estão no plano comercial da Globo, que oferece na verdade um pacote com número fechado de transmissões. Para 2019, a emissora promete "95 transmissões na TV dos principais campeonatos nacionais e internacionais e da seleção brasileira".

São dez a mais do que no ano passado, de 85, principalmente porque foram agregadas as partidas da seleção e a Copa América, que será disputada entre 7 e 30 de junho. Em 2019, a Globo promete as transmissões de Campeonatos Estaduais, Libertadores, Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil, amistosos e jogos das Eliminatórias (no segundo semestre) da seleção, além da Copa América. Na temporada passada oferecia também a Liga dos Campeões, a Copa do Nordeste (a emissora não renovou para este torneio em 2018, que foi transmitido em TV aberta pelas retransmissoras do SBT na região) e a Copa Sul-Americana.

A Sul-Americana, segundo torneio de clubes do continente, ainda não teve seus direitos de TV para o período de 2019 a 2022 negociados, por isso a Globo não pode confirmar a transmissão para o ano que vem. Não houve acordo porque as propostas oferecidas não agradaram a Diez Media FC, empresa que ganhou da Conmebol o direito de vender comercialmente as competições de clubes da entidade. A Globo está na disputa pela competição.

Uma ressalva na proposta de 2019 é que a Globo pode transmitir, entre junho e julho, partidas da Copa do Mundo de futebol feminino, que será na França, e o pacote é outro dentro de normas da Fifa, com prioridade para os patrocinadores da entidade.  A emissora também informou que o pacote comercial de cotas internacionais para o Futebol 2019 é outro.

Em nota, a empresa "reafirmou seu compromisso de levar o melhor do futebol para o público, esteja aonde ele estiver, assim como para os parceiros que buscam a conexão de suas marcas com os mais de 185 milhões de torcedores que acompanham as nossas transmissões". Os executivos ouvidos pelo blog acham que dificilmente a Globo não terá contrato com todos os clubes para a Série A em 2019, mesmo se precisar ceder um pouco. No momento, porém, a emissora está irredutível na oferta de pagar menos aos clubes em contrato com a Turner.

Sobre o Autor

Marcel Rizzo - Formado em jornalismo em 2000 pela PUC Campinas, passou pelas redações do Lance!, Globoesporte.com, Jornal da Tarde, Portal iG e Folha de S. Paulo, no qual editou a coluna Painel FC. Cobriu Copas do Mundo, Olimpíada e dezenas de outros eventos esportivos.

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