Brasileirão: árbitro muda mais de 80% de decisões após revisão pelo VAR
Em mais de 80% das revisões do VAR a marcação inicial de campo é alterada em jogos do Campeonato Brasileiro. Os números são da comissão de arbitragem da CBF, atualizado até a 13ª rodada da Série A.
Foram 64 lances revisados pelo árbitro de vídeo e 53 tiveram mudança de decisão (83%) — 11 (17%), portanto, foram mantidos. Por 44 vezes (69%) o árbitro principal foi até a área denomina ARA, na beira do gramado, checar o monitor ele mesmo, todos em lances interpretativos — 20 (31%), todos objetivos, foram decididos pelos árbitros na sala de controle do VAR.
LEIA MAIS:
"VAR só deve se envolver quando o erro for óbvio", diz protocolo atualizado
CBF tem VAR turbinado na Copa do Brasil, diferente do usado no Brasileiro
Essa chamada do árbitro à lateral em lances interpretativos tem sido uma das principais críticas ao VAR no Campeonato Brasileiro. Não há dado disponível de quantas vezes o juiz principal que foi ao monitor mudou de decisão, mas está alinhado com os 80% geral apurou o blog. Há orientação de que a chamada só ocorra se forem identificados "erros claros e óbvios". Como mostrou o blog a palavra óbvio foi incluída no texto de orientação aos árbitros sobre o VAR.
Jogadores do Palmeiras, por exemplo, reclamaram do segundo pênalti a favor do Bahia, no empate por 2 a 2 no domingo (11), no Allianz Parque. No lance, o zagueiro palmeirense Luan e o atacante rival Arthur Caike se chocam na área, em uma jogada que dividiu até comentaristas de arbitragem. Alguns viram a falta de Luan no contato com a perna adversária, outros que o atleta do Bahia furou e acertou Luan. Lance duvidoso, que teve marcação de campo como não pênalti, mas que acabou sendo revisado pelo VAR. Pelo protocolo a equipe na cabine entendeu que o pênalti foi "claro e óbvio".
A avaliação na CBF é que há ajustes a serem feitos, mas que pelas características do futebol brasileiro, mais faltoso do que em outros países, por exemplo, o resultado tem sido satisfatório apesar de críticas ocorrerem de "todos os lados" — leia-se imprensa e torcedores. Ainda há preocupação com a demora em algumas das revisões.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.